Vitória de computador contra humano em jogo é vista como marco para inteligência artificial

No que foi chamado de conquista histórica para a inteligência artificial, cientistas disseram nesta quarta-feira (27) que criaram um programa de computador que supera um humano no complexo jogo de tabuleiro chamado Go, que se originou na antiga China.
A experiência lembrou a vitória do supercomputador Deep Blue, da IBM, sobre o campeão mundial de xadrez Garry Kasparov, em 1997. Mas o Go, o jogo de tabuleiro de estratégias mais popular em lugares como a China, Coreia do Sul e Japão, é muito mais complicado que o xadrez.
"O Go é considerado o auge da pesquisa em jogos de inteligência artificial", disse o pesquisador Demis Hassabis da Google DeepMind, empresa britânica adquirida pelo Google em 2014, que desenvolveu o programa AlphaGo. "Tem sido o grande desafio, ou Santo Graal se você preferir, da inteligência artificial desde que o Deep Blue venceu Kasparov no xadrez".
O AlphaGo ganhou uma partida com cinco jogos contra o tri-campeão europeu de Go e profissional chinês Fan Hui. Até agora, os melhores programas de computador para o Go jogaram apenas no nível de humanos amadores.
Os cientistas prevêem aplicações futuras para tais programas incluindo o melhoramento de assistentes de smartphones (como a Siri, da Apple), diagnósticos médicos e eventualmente, colaborar com pesquisadores humanos em pesquisas.
(Por Will Dunham)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.