Meu iPhone não receberá novas versões do iOS; o que isso significa?
De Tilt, em São Paulo
10/05/2024 04h00Atualizada em 10/05/2024 12h49
Os iPhones mais recentes funcionam, desde 2023, com o iOS 17 e, em junho de 2024, os consumidores terão detalhes de como será o iOS 18. Os modelos lançados em 2017 (8, 8 Plus e X) já não funcionam com a última versão do sistema operacional e, quando chegar o deste ano, os modelos de 2018 (XS, XS Max e XR) provavelmente não vão mais receber as novas atualizações.
Isso, no entanto, não significa que os modelos antigos vão parar de funcionar.
Relacionadas
Os telefones da Apple apenas não vão conseguir usar o novo iOS e nem receberão atualizações de segurança. Mas continuarão funcionando com o sistema que já estiver instalado.
Com o passar do tempo, porém, vão perdendo suporte para alguns apps.
Por que Apple não lança a nova versão para todos iPhones?
E o que está por trás disso? A empresa disse a Tilt, numa conversa exclusiva realizada no ano passado, que diferentes fatores são levados em consideração nesse processo, como:
- Dar suporte para que o máximo possível de usuários possam ter a melhor qualidade em termos de tecnologia;
- Garantir a melhor experiência do consumidor que usa um iPhone;
- Manter a segurança de atualizações do dispositivo.
Além do aspecto de software, os componentes de hardware do smartphone também entram no processo de decisão, diz a Apple. Isso por que o sistema operacional é como se fosse um cérebro, que faz tudo funcionar no celular, mas depende dos novos componentes integrados ao dispositivo.
A companhia não entrou em detalhes, mas sabe-se que processadores atuais, por exemplo, conseguem executar trilhões de operações por segundo, um volume muito superior aos chips de cinco, dez anos atrás —nos últimos anos, o processador da Apple também ganhou integração com inteligência artificial para executar tarefas cada vez mais rápidas.
As baterias também são peças físicas que ficam para trás com o passar do tempo. No caso do iPhone, o iOS é desenvolvido e otimizado para consumir menos energia a cada geração.
Se você está em busca de um novo iPhone e quer investir num celular com a certeza de que ele receberá atualizações de sistema por alguns anos, confira abaixo modelos em promoção na Amazon, parceira do UOL.
Escolhemos cada produto de forma independente e checamos os preços na data da publicação (ou seja, podem variar!). Ao comprar pelos nossos links, ganhamos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. O UOL não é dono nem participa da comercialização dos produtos oferecidos neste conteúdo. Dessa forma, não nos responsabilizamos pelos itens anunciados.