GTA, BTS, CR7: o que o mundo mais buscou na internet nos últimos 20 anos

Como faz anualmente, o Google anunciou nesta segunda (11) os termos mais buscados no mundo em 2023.

Desta vez, porém, para comemorar o 25º aniversário, a empresa dona do buscador de internet mais usado do mundo mostrou também os assuntos mais pesquisados nos últimos 20 anos.

Abaixo, Tilt reúne o que foi mais procurado na internet,dentre momentos marcantes da música, da TV e do cinema, dos esportes e dos games. A lista reúne dados desde que o Google Trends começou a operar globalmente, em 2004.

Música

Lançamento de álbum: Abbey Road

'Abbey Road Anniversary', dos Beatles - 3 LP Deluxe
'Abbey Road Anniversary', dos Beatles - 3 LP Deluxe Imagem: Divulgação

Apesar de ter sido lançado em 26 de setembro de 1969, o 12º álbum de estúdio dos Beatles voltou a ser assunto ao completar 50 anos em 2019. Alguns dos clássicos do disco são "Come Together", "I Want You (She's So Heavy)" e "Here Comes The Sun". O nome do álbum homenageia a rua de Londres onde fica o estúdio Abbey Road. Foi produzido e orquestrado por George Martin para a Apple Records e está na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame.

Boy band: BTS

BTS nos AMAs 2021
BTS nos AMAs 2021 Imagem: Reprodução/Instagram
Continua após a publicidade

O fenômeno sul-coreano BTS dominou as pesquisas nos últimos 20 anos. É uma febre nas últimas décadas, comparada pela Billboard ao que foi os Beatles no século 20. Composta por sete membros (RM, Jin, SUGA, J-Hope, Jimin, V e Jungkook, a banda estreou oficialmente em 2013 ao lançar o single "No More Dream".

No Google, a coreografia mais pesquisada foi de "Dynamite", primeiro lançamento em inglês e que bateu 400 milhões de visualizações em 35 dias, no YouTube. Outra pesquisa comum foi "O que significa BTS", que é uma abreviação de Bangtan Sonyeond. Em português, é algo como " meninos à prova de balas".

A música mais buscada foi "On" e V' é o membro mais procurado. Seu nome real é Kim Tae-Hyung e, além de cantar e dançar, também já participou do dorama "Hwarang" (Netflix). Recentemente, ele fez os fãs brasileiros enlouquecerem ao mostrar estar ouvindo músicas brasileiras, como "Só tinha de ser com você", de Tom Jobim; "Saudade vem correndo", de Luiz Bonfá; e "Até meu violão", de Bruno Berle.

Girl band: Blackpink

Lisa (Lalisa Manoban), Rose (Roseanne Park), Jisoo Kim e Jennie Kim fazem parte da Blackpink
Lisa (Lalisa Manoban), Rose (Roseanne Park), Jisoo Kim e Jennie Kim fazem parte da Blackpink Imagem: Victoria Jones/Reuters

O sucesso do quarteto Jennie, Jisoo, Rosé e Lisa é mais recente do que o BTS, mas os recordes chamam atenção. No YouTube, o grupo de k-pop ultrapassou Justin Bieber e são as artistas com mais visualizações em vídeos: 30,1 bilhões.

Continua após a publicidade

Em 2022, "Born Pink" foi o primeiro álbum de um grupo feminino de K-pop a alcançar o nº 1 da Billboard. Já em março deste ano, elas se tornaram a banda feminina mais ouvida do Spotify e entraram para o Guinness World Records com mais de 8 bilhões de músicas tocadas em plataformas de streaming.

Banda de rock: Beatles

Beatles.
Beatles. Imagem: Internet/Reprodução

Os Beatles ainda são os mais pesquisados quando o assunto é rock. A guitarra foi o instrumento musical mais procurado. Com "Now and Then", a banda voltou em 2023 aos assuntos mais procurados, especialmente pela possibilidade de ouvir uma nova música com as vozes de todos os integrantes originais, incluindo John Lennon.

Compositora: Taylor Swift

Taylor Swift se apresenta em show da The Eras Tour no Allianz Parque, em São Paulo
Taylor Swift se apresenta em show da The Eras Tour no Allianz Parque, em São Paulo Imagem: André Porto/UOL
Continua após a publicidade

O talento para escrever músicas fez Taylor Swift ganhar o prêmio de "Compositor-Artista da Década" da Associação internacional de compositores de Nashville, durante o Nashville Songwriter Awards anual, em 2022. Neste ano, a revista "Time" elegeu a cantora como a "pessoa do ano", levando em conta a influência da artista e o impacto da turnê The Eras, que passou pelo Brasil.

Videoclipe: Thriller

Cena do videoclipe "Thriller", de Michael Jackson, dirigido por John Landis
Cena do videoclipe "Thriller", de Michael Jackson, dirigido por John Landis Imagem: Divulgação

Apesar do sucesso em videoclipes do BTS, a produção mais pesquisada foi Thriller, de Michael Jackson. Marco para a produção de videoclipes, foi lançado em 1983. Com a morte do Rei do Pop aos 50 anos em 2009, a música voltou às paradas de sucesso.

Tema de abertura: Star Wars

Darth Vader, vilão de "Star Wars"
Darth Vader, vilão de "Star Wars" Imagem: reprodução/Lucasfilm
Continua após a publicidade

Com a produção de uma nova trilogia, Guerra nas Estrelas voltou a ser o assunto do momento na última década com "O Despertar da Força" (2015), "Os Últimos Jedi" (2017) e "A Ascensão Skywalker" (2019). Produzida por John Williams no final da década de 1970, a faixa toca durante a abertura de todos os filmes, enquanto sobe pela tela o tradicional letreiro que introduz a história.

Música de abertura para série de TV: Game of Thrones

Daenerys (Emilia Clarke) em cena do quinto episódio da oitava temporada de "Game of Thrones"
Daenerys (Emilia Clarke) em cena do quinto episódio da oitava temporada de "Game of Thrones" Imagem: Divulgação

Inconfundível, a música-tema de Game Of Thrones ajudou a série da HBO a ser uma das mais vistas da última década (e de todos os tempos). Composta pelo germano-iraniano Ramin Djawadi, a música toca na abertura da série e já ganhou diversas versões, em ritmo eletrônico e com referências a Mario World.

Outras categorias:

  • Vocalista: Freddie Mercury
  • Artista de reggaeton: Pitbull
  • Rapper latino: Daddy Yankee
  • Compositor Clássico: Ludwig Van Beethoven
  • Músico de Jazz: Michael Bublee
  • Saxofonista: Kenny G
  • Alcance vocal: Mariah Carey
  • Festival de música: Tomorrowland
Continua após a publicidade

TV, filmes e entretenimento

Anime: Naruto Shippuden

Para fãs de anime, "Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 4" é ótima opção dentre os games de luta para teste no evento
Para fãs de anime, "Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 4" é ótima opção dentre os games de luta para teste no evento Imagem: Divulgação

Continuação de "Naruto", a série narra a adolescência de Naruto, herói que busca se tornar o líder ninja da vila em que mora, ao mesmo tempo que tenta protegê-la de poderosos inimigos.

É em "Naruto Shippuden" que a obra ganha elementos mais sombrios, com o aprofundamento do grupo inimigo Akatsuki e as mortes de protagonistas.

Uma das mais vistas e comentadas em todo o mundo durante os 10 anos em que durou, é em "Shippuden" que se encerra a saga de Naruto como protagonista, pois o criador, Masashi Kishimoto, passou a dar ênfase à história de Boruto, filho do herói.

Continua após a publicidade

Cartoon: Bob Esponja

Bob Esponja
Bob Esponja Imagem: Reprodução

Sucesso desde 1999 pelas mãos de Stephen Hillenburg, o desenho animado conta as histórias da esponja quadrada no fundo do mar. Recentemente, uma história em quadrinhos viralizou na internet por retratar o que seria a morte do Bob Esponja. O assunto foi um dos mais procurados de 2020, ainda que não passasse de um conteúdo criado por um fã.

Super-herói: Homem-Aranha

Zendaya e Tom Holland em 'Homem-Aranha'
Zendaya e Tom Holland em 'Homem-Aranha' Imagem: Divulgação/Sony Pictures

Mesmo aparecendo pela primeira vez somente em 2016 dentro do universo cinematográfico da Marvel, no filme "Guerra Civil", o herói mais queridinho pelos internautas foi o Homem-Aranha.

Continua após a publicidade

Com a nova trilogia em torno do ator Tom Holland, a Marvel ainda trouxe, em 2021, o filme "Homem-Aranha: Sem Volta para Casa", que resgatou os homens-aranha anteriores, incluindo a versão de Tobey Maguire, sucesso entre 2002 e 2007.

Brinquedo: Barbie

Barbie
Barbie Imagem: Divulgação Warner Bros

Para alavancar as vendas de sua principal boneca, a Mattel decidiu apostar nos cinemas e lançou "Barbie" em 2023. Primeiro filme da franquia em formato de live-action, o longa foi estrelado por Margot Robbie (Barbie) e Ryan Gosling (Ken). Sátira à própria boneca, levou diálogos contemporâneos relacionados ao feminismo e desigualdade entre gêneros.

Outras categorias:

  • Anti-herói: Deadpool
  • Biografia: O Lobo de Wall Street
  • Compositor de cinema: Hans Zimmer
  • Gênero de filme: filmes de Bollywood
  • Trilogia: Saga Crepúsculo
  • Elenco: Harry Potter
  • Créditos de encerramento: Os Vingadores
Continua após a publicidade

Esporte

Esporte: futebol

Considerado o esporte mais popular do mundo, o futebol é também o mais buscado no google por informações pelos seus atletas, clubes e campeonatos.

Time: Barcelona

Messi com a camisa 10 do Barcelona
Messi com a camisa 10 do Barcelona Imagem: Gonzalo Arroyo Moreno/Getty Images

Dentre os times de todas as modalidades do mundo, o Barcelona foi o mais pesquisado. De 2004 até 2023, o clube catalão acumulou todos os títulos possíveis e montou um dos times históricos liderado por Pep Guardiola, que tinha em campo craques como Messi, Xavi, Iniesta, dentre outros.

Continua após a publicidade

Atleta: CR7

Cristiano Ronaldo é apresentado pelo Real Madrid
Cristiano Ronaldo é apresentado pelo Real Madrid Imagem: AFP PHOTO / DANI POZO

Apesar de o Barcelona ser o time mais buscado, o jogador mais procurado na internet foi Cristiano Ronaldo, astro do Real Madrid e, antes, do Manchester United. CR7 é ainda o jogador mais bem pago do mundo, com maior número de seguidores no Instagram e com mais gols marcados, em atividade.

Ginasta: Simone Byles

Simone Biles durante os Jogos Olímpicos de Tóquio
Simone Biles durante os Jogos Olímpicos de Tóquio Imagem: The Washington Post/The Washington Post via Getty Im

Considerada a grande lenda desse esporte, Simone Byles foi a primeira da história a acumular seis títulos mundiais individuais (2013, 2014, 2015, 2018, 2019 e 2023). Também conquistou quatro medalhas de ouro olímpicas.

Continua após a publicidade

Byles também assina os saltos mais difíceis do esporte. Em 2007, ganhou o Prêmio Laureus do Esporte Mundial de atleta feminina do ano. Mesmo com tanto sucesso, a ginasta desistiu em 2021 de cinco de seis finais nas Olimpíadas para priorizar a saúde mental. Isso a fez ser eleita a "Atleta do Ano" pela revista americana Time.

Outras categorias:

  • Tenista: Rafael Nadal
  • Piloto de Fórmula 1: Michael Shumacher
  • Peso pesado: Mike Tyson
  • MVP: Lebron James
  • Nocaute: Ronda Rousey
  • Skatista: Bam Margera
  • Enterrada: Michael Jordan
  • Liga esportiva: Premier League
  • Recorde mundial: 100 m de Usain Bolt

Moda e beleza

Vestido: Kate Middleton

Tiara de Kate Middleton no casamento com o príncipe William
Tiara de Kate Middleton no casamento com o príncipe William Imagem: AFP
Continua após a publicidade

Princesa de Gales, Kate Middleton foi um dos principais temas da década pelo seu vestuário. Seu vestido de noiva foi o assunto mais comentado, em 2011, na ocasião de seu casamento com o príncipe William. Ele foi idealizado por Sarah Burton, diretora criativa da grife Alexander McQueen.

Tênis: Air Jordan

Tênis Air Jordan assinado por Michael Jordan e leiloado por cerca de R$ 3 milhões
Tênis Air Jordan assinado por Michael Jordan e leiloado por cerca de R$ 3 milhões Imagem: Reprodução

A linha de calçados de basquete produzida para Michael Jordan é a mais buscada ainda que tenha sido lançada em 1984. Em abril deste ano, um leilão da casa Sotheby's ofereceu um par de tênis Air Jordan 13, usado por Michael Jordan no segundo jogo das finais da NBA de 1998. É um dos tênis mais valiosos do mundo.

Corte de cabelo: Chanel

O estilo Bob Cut, também chamado de 'Chanel', virou moda e é caracterizado por um comprimento médio, geralmente na altura do queixo ou um pouco acima dos ombros. Esse tipo de corte volta a ser tendência sempre que uma famosa, como Naomi Campbell ou Selena Gomez, adota o estilo.

Continua após a publicidade

Outras categorias:

  • Ícone fashion: Rihanna
  • Marca de beleza: Fenty
  • Show fashion: Victoria Secret
  • Diretor criativo: Karl Lagerfeld

Games

Aparência (skin) de game: Minecraft

Minecraft
Minecraft Imagem: Divulgação/Mojang Studios

Com mais de 3,5 milhões de jogadores ativos, Minecraft pertence à Microsoft. Seu objetivo é construir coisas com blocos, em um mundo virtual aberto e livre para exploração. Pela versatilidade e facilidade para jogar, o jogo é o queridinho das crianças, tanto que uma das maiores pesquisas é "Como baixar Minecraft".

Continua após a publicidade

Tema de game: Mario

"Mario Kart 8 Deluxe"
"Mario Kart 8 Deluxe" Imagem: Divulgação

A inconfundível trilha de Mario foi criada em 1985 pelo compositor japonês Koji Kondo. Intitulada "Ground Theme", a música virou a primeira faixa de um videogame a entrar no Registro Nacional de Gravações da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos.

Console: Xbox

Xbox Series
Xbox Series Imagem: Mariana Pekin/UOL

Criado e patenteado pela Microsoft, o Xbox é o grande rival do PlayStation, da Sony, e dos vários aparelhos da Nintendo. O Xbox Series X/S é a versão mais recente e promete gráficos e desempenhos para jogos que se equiparam ao PS5.

Continua após a publicidade

Série de games: GTA

Imagem de divulgação do trailer de GTA 6 (VI)
Imagem de divulgação do trailer de GTA 6 (VI) Imagem: Divulgação/Rockstar Games

Lançado pela primeira vez em 1997, Grand Theft Auto, da Rockstar, é até hoje uma das maiores franquias de games em mundo aberto. A legião de fãs já está ansiosa pelo GTA VI, que só será lançado em 2025. A repercussão do primeiro trailer do game, divulgado na última semana, mostrou o tamanho da expectativa. Com mais de 93 milhões de visualizações em um só dia, o vídeo virou o mais visto do gênero e a estreia não-musical mais vista do YouTube.

Deixe seu comentário

Só para assinantes