WhatsApp cria código secreto para esconder conversa de vez do aplicativo

Fazer uma conversa dentro do WhatsApp desaparecer a ponto de ninguém mais ver sem precisar deletá-la acabou de virar uma realidade. E tudo isso vai funcionar com um "código secreto".

O anúncio foi feito nesta quinta-feira (30) por Mark Zuckerberg, CEO da Meta, em seu canal no aplicativo de mensagem.

Estamos implementando o código secreto para bloqueio de conversas no WhatsApp para que você possa proteger suas conversas com uma senha exclusiva. Agora você pode configurar suas conversas bloqueadas para aparecerem apenas quando você digitar o código secreto na barra de pesquisa, para que ninguém possa descobrir involuntariamente suas conversas mais privadas
Mark Zuckerberg, CEO da Meta

O recurso é tudo o que sempre desejaram as pessoas que querem manter determinadas conversas no sigilo.

Mas também pode ser usado por quem não ter nada a esconder. Serve, por exemplo, para preservar informações pessoais enviadas em chats específicos caso o celular seja roubado.

Também pode garantir uma camada extra de privacidade quando o celular for compartilhado com alguém. Pode ser um recurso útil para pessoas em situação de vulnerabilidade social, como mulheres em relacionamentos abusivos.

A Meta explica que o código secreto é uma evolução do bloqueio de conversa, uma função lançada em maio. Com ela, era possível travar um bate-papo com senha, a mesma que trava o aparelho, ou biometria, impressão digital ou facial.

Esses bate-papos ficavam guardados em uma pasta chamada conversas ocultas.

Agora, as conversas podem ser bloqueadas com uma senha diferente daquela usada para destravar o aparelho. Esse é o código secreto.

Continua após a publicidade

Além disso, se julgar que isso não é suficiente para preservar sua privacidade, o usuário pode determinar que esses chats sumam da listagem de conversas. Para acessá-los, é preciso digitar o código na barra de pesquisa.

Na prática, tudo o que o usuário tem que fazer é criar um código. É ele que destrava o diálogo escolhido. As mensagens só são exibidas se a senha for digitada na barra de pesquisa.

Para bloquear a conversa, basta pressionar o dedo sobre o chat escolhido e segurar. A partir de agora, não é mais necessário acessar as definições da conversa para fazer isso.

Deixe seu comentário

Só para assinantes