Diogo Cortiz é o novo colunista do UOL

Cientista cognitivo, futurista, escritor e divulgador científico, Diogo Cortiz é o novo colunista de Tilt, a plataforma de tecnologia do UOL. Ele assina a coluna que vai ao ar às quintas-feiras com debate sobre tecnologias emergentes, especialmente sobre inteligência artificial.

Segundo Cortiz, a ideia é discutir não apenas a parte técnica, mas também desbravar as transformações que elas já estão causando na sociedade em diferentes dimensões — cognitivas, afetivas, econômicas e sociais.

É uma coluna que vai falar muito sobre tecnologia, inovação e novos comportamentos. Eu acredito que, com o avanço da inteligência artificial e a penetração cada vez mais de agentes inteligentes na nossa vida, a gente está começando a escrever novos paradigmas para a história da humanidade
Diogo Cortiz

Para Cortiz, o espaço apresentará discussões e debates em torno em torno da tecnologia a partir de uma perspectiva bem brasileira.

O UOL estar criando um espaço para que a gente possa fazer um debate coerente e aprofundado sobre o tema com a sociedade brasileira é uma sacada ótima

Diogo Cortiz é professor na PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica) e pesquisador no NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR). Ele é doutor em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP, com PhD fellowship pela Université Paris I - Sorbonne.

Tem MBA em Economia Internacional pela USP (Universidade de São Paulo) e é especialista em Neurociência pela PUC-RS. Foi pesquisador visitante no laboratório de Ciência Cognitiva da Queen Mary University of London.

Tem pesquisas na intersecção entre ciência cognitiva, design e IA para entender os impactos das inovações em diferentes dimensões da humanidade: cognitiva, afetiva, social e econômica.

Publicou artigos em periódicos e conferências nacionais e internacionais, organizou workshops para Organizações Internacionais, como o IGF (Internet Governance Forum) da ONU (Organização das Nações Unidas) e o Mobile Learning Week da Unesco.

Continua após a publicidade

É autor de livros e capítulos de livros:

  • Inteligência Artificial: Sociedade, Economia e Estado (Capítulo Inteligência Artificial: conceitos fundamentais)
  • Responsible AI (capítulo Fairness and Non-discrimination)
  • Conhecimento, Tecnologia e Futuro

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes