Flip ou Fold: 5 razões que vão te fazer desejar um celular dobrável

Celulares com telas dobráveis já existem no mercado há pelo menos cinco anos, mas só agora podemos dizer que são um conceito maduro. Novas tecnologias nos displays e dobradiças, além de mais funcionalidades, fazem com que modelos do tipo sejam boas opções para quem busca um telefone avançado e diferentão.

O setor ainda é dominado no Brasil pela sul-coreana Samsung, que fabrica dois tipos de dobráveis: "fold", aparelhos maiores que abrem como um livro, e "flip", que dobram na vertical e ficam bem compactos. As linhas mais recentes da marca foram lançadas em julho deste ano: Galaxy Z Flip 5 e Galaxy Z Fold 5.

Já as gerações anteriores, Z Flip 4 e Z Fold 4, podem hoje ser encontradas pela metade do preço. Eles ainda são ótimos celulares e estão com descontos e condições de pagamento bem interessantes. Confira os modelos:

Seja a versão mais recente e potente, ou um modelo do ano passado, confira a seguir 5 razões para ter um celular dobrável em 2023:

1) Cabem no bolso

Primeiramente, de maneira literal: um celular do tipo "flip" fica tão pequeno quando dobrado que dá para levar em bolsos de calça jeans, em pochetes, em bolsas de festa.

Continua após a publicidade

Além disso, com mais opções no mercado, eles também estão ficando mais acessíveis, e passam a "caber no bolso" de mais gente.

Os maiores descontos estão atualmente na versão Galaxy Flip 4, lançada em 2022. O telefone pode ser encontrado com bons preços em lojas varejistas, chegando a menos da metade do valor inicial.

O que tem de bom no Galaxy Flip 4:

  • Quando está fechado, há uma telinha externa de 1,9 polegada (4,8 cm), que permite, por exemplo, responder a mensagens do WhatsApp rapidamente
  • As câmeras principais ficam na parte de fora, junto à tela externa. Elas têm 12 MP cada, sendo uma principal e outra ultra-grande angular (que amplia o campo de visão)
  • Tem um "modo flex", com o celular dobrado em "L", para agir como um tripé em chamadas de vídeo, facilitando o trabalho de quem gosta de se gravar
Continua após a publicidade

O que melhorou no Galaxy Z Flip 5:

  • A Samsung ampliou a tela externa de 1,9 para 3,4 polegadas, pegando quase toda a área disponível naquela metade, o que traz novas possibilidades de comandos
  • Sem abrir o celular, dá para responder notificações, acionar widgets (gravador, previsão do tempo, calendário etc) e até abrir aplicativos, como YouTube, Netflix, Google Maps e Spotify
  • As câmeras continuam iguais às usadas na geração anterior, Flip 4 (ultra grande-angular de 12 MP e grande-angular de 12 MP na traseira, e uma lente de 10 MP na parte interna)

2) Selfies com a melhor qualidade

Para quem gosta de tirar selfies, mais um ponto para a tela dobrável, que permite fazer o clique com o melhor conjunto de câmeras do aparelho — pense que as lentes que aparecem na frente quando um "flip" está fechado, na verdade, são as traseiras.

Praticidade dos modelos Flip:

  • Quando você estiver fotografando alguém, essa tela externa também servirá como espelho, para que a pessoa veja como a foto vai ficar e se posicione melhor
  • Com o celular dobrado em L, dá para apoiá-lo em alguma superfície, funcionando como um suporte quando você quer aparecer mais longe na imagem
  • Útil também para fazer chamadas de vídeo sem precisar segurar o celular
Continua após a publicidade

3) Dá para fazer muita coisa sem nem abrir o celular

Com a tela externa dos dobráveis (tanto o Flip quanto o Fold), dá para fazer muito mais coisas sem precisar abrir o aparelho.

Isso faz com que as interações sejam mais rápidas e você nem precisa forçar a tela e as dobradiças abrindo e fechando o telefone muitas vezes ao longo do dia.

Não que isso seja um problema, pois a Samsung garante uma vida útil de pelo menos 200 mil dobras nos modelos. Mas é algo que deixa a usabilidade bem melhor.

4) Podem ser computador, tablet e televisão

Os grandões Z Fold são para quem quer uma tela realmente enorme: desdobrados, ficam com 13 cm x 15,5 cm, como um pequeno tablet.

Continua após a publicidade

Versatilidade dos modelos Fold:

O público-alvo envolve pessoas que trabalham com o celular e/ou que usam diversos programas ao mesmo tempo — dá para distribuí-los pelo espaço da tela e alternar facilmente entre um e outro, funcionando quase como um laptop ou tablet.

Quem tem o telefone como grande fonte de entretenimento também se beneficia. Assistir a filmes e jogar numa tela deste tamanho eleva a experiência audiovisual.

5) Estão cada vez mais finos

Nos modelos lançados este ano, Galaxy Z Fold 5 e Z Flip 5, a Samsung finalmente eliminou um ponto que incomodava alguns usuários: o vãozinho que ficava quando o celular estava dobrado. Agora, eles fecham totalmente por toda a extensão da tela.

Continua após a publicidade

Isso significa que os dobráveis estão mais finos do que nunca e não correm o risco de acumular poeira, água e outros resíduos nesse espaço.

Além da Samsung, a Motorola também tem sua linha de celulares flip, com o Moto razr 40 e o Moto razr 40 Ultra.

Curte eletrônicos, games e achadinhos do momento? Fique de olho na nossa curadoria de produtos: no Monitor de Ofertas UOL, no Twitter (@ofertas_uol), no Telegram (monitordeofertasuol) e nos vídeos do TikTok (@guiadecompras_uol).

*A lista de produtos foi desenvolvida com base em opções comercializadas pelo site Girafa, parceiro do UOL nesse conteúdo.

Imagem

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes