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Shadowban: por que influencers 'somem' do seu Instagram? Rede explica

Instagram revela como funciona o seu algoritmo - Getty Images
Instagram revela como funciona o seu algoritmo Imagem: Getty Images

Simone Machado

Colaboração para Tilt*, em São José do Rio Preto (SP)

03/06/2023 04h00

O Instagram deu mais informações nesta semana como funcionam os algoritmos criados para hierarquizar publicações e as recomendar aos usuários no Feed, Stories, Reels, entre outros. Além dicas sobre como deixar uma publicação mais atrativa para os seguidores, a empresa deu pistas sobre os motivos que levam a rede social a reduzir o alcance de um conteúdo ou conta.

Algumas pessoas classificam a prática como "shadowban", uma espécie de punição do Instagram para pessoas/perfis que violam as regras de uso da plataforma. Sabe, por exemplo, quando uma pessoa que você acompanha sempre deixa de aparecer no seu feed ou nos seus stories?!

Um algoritmo para cada parte

Em um post na página oficial do Instagram, Adam Mosseri, CEO da rede social, explicou sobre o ranqueamento de publicações revelando haver diferentes algoritmos para cada parte do Instagram, como feed, reels e story, por exemplo.

"Classificamos as coisas de maneira diferente nessas diferentes partes do aplicativo e adicionamos recursos e controles como amigos próximos, favoritos e seguidores para que você possa personalizar ainda mais sua experiência", afirmou.

Além dos algoritmos, há também um conjunto de processos e classificadores, chamados "sociais signals", que, juntos, chegam a um resultado personalizado para a conta de cada usuário.

Abaixo estão detalhes sobre o que o Instagram considera em cada função:

Feed

  • Atividade: as postagens que você gostou, compartilhou, salvou ou comentou ajudam a entender no que você pode estar interessado.
  • Informações sobre a postagem: são sinais sobre a popularidade de uma postagem - pense em quantas pessoas gostaram dela e com que rapidez as pessoas estão curtindo, comentando, compartilhando e salvando uma publicação - e informações mais mundanas sobre o conteúdo em si, como quando foi postado e o que local, se houver, foi anexado a ele.
  • Informações sobre a pessoa que postou: ajuda a ter uma noção de quão interessante o usuário pode ser para você e inclui sinais como: quantas vezes as pessoas interagiram com essa pessoa nas últimas semanas.
  • Histórico de interação com alguém: dá uma noção de como você está geralmente interessado em ver as postagens de uma pessoa em particular. Um exemplo é se vocês comentam ou não nas postagens uns dos outros.

"As cinco interações que analisamos mais de perto são a probabilidade de você gastar alguns segundos em uma postagem, comentar, curtir, compartilhar e tocar na foto do perfil. Quanto maior for a probabilidade de você realizar uma ação e quanto mais pesarmos essa ação, mais alto no Feed você verá a postagem", diz a empresa.

"Existem alguns casos em que tentamos levar outras considerações em conta. Um exemplo disso é quando tentamos evitar a exibição de muitas postagens seguidas da mesma pessoa, ou muitas postagens sugeridas seguidas", acrescentou.

Story

  • Visualização do histórico: analisa a frequência com que você visualiza as histórias de uma conta fazendo com que o app priorize ou não os stories dela. O cálculo feito é a probabilidade de você gostar ou não.
  • Histórico de engajamento: analisa a frequência com que você interage com as histórias dessa conta, como enviar um like ou um DM (mensagem direta).
  • Proximidade: verifica sua proximidade com o outro usuário, dando prioridade a amigos e familiares, seguido por colegas ou contas de influenciadores favoritos.

Reels

  • Sua atividade: avalia suas curtidas, o que salvou, compartilhou e comentou recentemente. Esses sinais ajudam a entender qual conteúdo pode ser relevante para você.
  • Seu histórico de interação com a pessoa que postou: assim como no Explorar (veja abaixo), é provável que o vídeo tenha sido feito por alguém de quem você nunca ouviu falar, mas se você interagiu com essa pessoa, isso dá uma ideia de como você pode estar interessado no que ela compartilhou.
  • Informações sobre o reels: são sinais sobre o conteúdo do vídeo, como a faixa de áudio ou os recursos visuais do vídeo, bem como a popularidade fazem a diferença.
  • Quem postou: a plataforma avalia a popularidade, como número de seguidores ou nível de engajamento, para encontrar conteúdo atraente, fazendo com que perfis mais famosos tenham mais chances de aparecer.

Explorar

  • Informações sobre a postagem: analisa o quão popular um post é. Esses são sinais como quantas e com que rapidez outras pessoas estão curtindo, comentando, compartilhando e salvando uma postagem. São índices muito mais importantes no Explore do que no Feed ou no Stories.
  • Atividade no Explorar: ao interagir com um tipo específico de postagem, a plataforma entende que você gosta daquele tipo de conteúdo e tende a mostrar mais postagens semelhantes.
  • Histórico de interação: quando você interage com algum usuário desconhecido o algoritmo entende que você pode estar interessado no conteúdo, passando a oferecer mais daquele perfil a você
  • Informações sobre a pessoa que postou: esses são sinais como quantas vezes as pessoas interagiram com essa pessoa nas últimas semanas, para encontrar conteúdo atraente de uma ampla variedade de pessoas.

E o shadowban? Instagram diz que não tem a intenção

Segundo o Instagram a plataforma ainda não tem um consenso sobre a definição de shadowban, no entanto, os usuários se referem a contas ou conteúdos limitados, ou ocultados sem muita explicação por parte da rede social.

Sobre isso, a empresa afirmou que, quando classifica um conteúdo, não é a intenção dela fazer com que ele ou a conta responsável por ele seja limitado ou oculto sem uma justificativa.

"Embora tenhamos ouvido algumas pessoas acreditarem que você precisa pagar por anúncios para obter um melhor alcance, não suprimimos o conteúdo para incentivar as pessoas a comprar anúncios", destacou Adam Mosseri.

Ainda segundo a plataforma, a ferramenta Status da Conta ajuda o criador de conteúdo a entender porque suas postagens estão menos visível e qualquer conteúdo que afete a visibilidade do post aparece ali.

Dentro da ferramenta é possível, segundo o Instagram:

  • Ver se o seu conteúdo pode ser recomendado para não seguidores em locais como Explorar, Reels e Recomendações de feed
  • Ver se sua conta é elegível para ser recomendada em locais como Pesquisa ou Contas sugeridas

A rede social também publicou um texto com dicas para melhorar o alcance de um conteúdo na plataforma.

E o que leva um conteúdo a ser punido?

Basicamente, se o Instagram considerar que ele violou as suas Diretrizes da comunidade e do usuário. Elas envolvem:

  • Publicar algo violando direitos de propriedade intelectual (como uma determinada música).
  • Nudez (fotos, vídeos, conteúdos criados digitalmente).
  • Crianças nuas ou parcialmente nuas.
  • Oferta de dinheiro/brindes em dinheiro em troca de curtidas, seguidores, comentários ou outro tipo de engajamento.
  • Criação e uso de contas fakes
  • Ameaças e discurso de ódio

"Sempre queremos permitir que as pessoas se expressem, mas quando alguém publica algo que pode colocar em risco a segurança de outra pessoa, intervimos. (...) Essas regras estão focadas em manter as pessoas seguras. Se você postar algo que vá contra nossas Diretrizes da comunidade e nós o encontrarmos, nós o removeremos. Se isso acontecer repetidamente, podemos impedir que você use determinados recursos de compartilhamento, como streaming no Instagram Live e, eventualmente, podemos suspender sua conta", afirmou a empresa.

Caso o usuário considere que a empresa cometeu um erro, é possível recorrer. Veja aqui como fazer.