Topo

Ovni em Santa Catarina? Pilotos da Azul relatam luz estranha durante voo

A conversa entre piloto e torre de comando do aeroporto foi registrada em áudio e a Azul diz que já informou as autoridades - Reprodução/YouTube
A conversa entre piloto e torre de comando do aeroporto foi registrada em áudio e a Azul diz que já informou as autoridades Imagem: Reprodução/YouTube

Colaboração para o UOL

24/10/2022 18h13Atualizada em 25/10/2022 07h44

Pilotos da Azul Linhas Aéreas que conduziam um voo comercial de São Paulo para Porto Alegre disseram ter avistado uma "luz estranha" no céu, durante conversa com técnicos do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre. O diálogo foi registrado em áudio. O avistamento ocorreu no sábado (22).

Em conversa com técnicos da torre de comando do aeroporto, os pilotos disseram que a luz era semelhante ao farol de um avião. Porém, segundo o controle de tráfego aéreo, não havia nenhuma outra aeronave nos radares na mesma região.

Em um vídeo publicado no YouTube, que mostra o movimento do Aeroporto Internacional Salgado Filho, na capital gaúcha, é possível ouvir a conversa do comandante do avião Airbus A320-251N, voo 4517, da companhia aérea Azul, com a torre de controle de tráfego aéreo.

"Você poderia informar quando as luzes sumirem", pergunta a operadora da torre de comando, em um trecho da conversa. "Agora apareceu novamente", responde o piloto. O que eu posso informar é que é como se fosse o farol de uma aeronave, fazendo um 360 (uma curva completa). Por isso, perguntei sobre informações de defesa aérea".

Em um dos momentos, o piloto do voo 4517 comenta que "não existia um padrão de circuito de tráfego" no movimento da luz, tratando-se de "um movimento aleatório". Em outro trecho do áudio, ele reporta que a luz "aparece e some, aparece e some, várias vezes".

Em seguida, ao ser questionado novamente pela torre de comando do aeroporto, o piloto explica que a luz passou a fazer um "movimento aleatório". Minutos depois, os pilotos relatam que a luz acompanha por um tempo a aeronave lateralmente quando, em dado momento, se afastou em direção à Lagoa da Conceição.

Site da FlightRadar mostra o trajeto feito pelo avião da Azul no sábado (22) - Reprodução/FlightRadar - Reprodução/FlightRadar
Site da FlightRadar mostra o trajeto feito pelo avião da Azul no sábado (22)
Imagem: Reprodução/FlightRadar

Procurada pelo UOL, a Azul informou, em nota, que seus tripulantes seguem "os mais rigorosos protocolos de segurança" e que qualquer eventualidade é comunicada imediatamente ao controle de tráfego aéreo. "A companhia ressalta que o assunto já está sob ciência das autoridades competentes", informou.

O UOL contatou também o DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), órgão ligado à Aeronáutica, para obter mais detalhes sobre o misterioso objeto não identificado pelos radares do aeroporto de Porto Alegre. Porém, até o momento, o departamento ainda não havia se manifestado.