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WhatsApp quer aumentar venda de produtos pelos chats; saiba como

Hocus-Focus/iStock
Imagem: Hocus-Focus/iStock

De Tilt, São Paulo

20/09/2022 12h46

O WhatsApp e a empresa de sistemas corporativos Salesforce anunciaram nesta terça-feira (20) uma parceria com os objetivos de facilitar a compra de produtos pelos usuários a partir das conversas e melhorar o atendimento ao cliente.

A integração funcionará na versão para empresas WhatsApp Business, em contas comerciais, e envolve também a possibilidade de fazer campanhas de marketing dentro dos chats.

Como vai funcionar

Empresas clientes da Salesforce, conhecida por ter um dos maiores sistemas de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM), poderão vender produtos usando o método de pagamento WhatsApp Pay. Os clientes conseguirão acompanhar o envio das compras sem sair da janela de conversa.

Isso será possível porque WhatsApp Business passa a ter sua API (interface de programação) integrada ao sistema da companhia — que tem entre seus clientes empresas como a Serasa no Brasil.

Com esse "mix de dados", será possível também gerenciar mensagens direcionadas aos potenciais clientes a partir da plataforma de CRM. Assim, as empresas vendedoras de produtos/serviços poderão automatizar cada mensagem no processo de vendas dentro do WhatsApp, como um chatbot (robô de conversas) integrado.

A ideia é fazer com que as compras sejam feitas como se a pessoa conversasse diretamente com um vendedor na vida real.

"Cada vez mais pessoas preferem se comunicar com empresas por texto. É por isso que lançamos nossa API de nuvem no início deste ano e agora estamos em parceria com a Salesforce", afirmou Mark Zuckerberg, presidente-executivo da Meta (grupo dono do WhatsApp).

Segundo as duas empresas, os potenciais clientes poderão, através de mensagens de texto ou de áudio, mencionar especificações do produto. Por exemplo: marca, modelo, cor e o número de um par de calçados.

A mesma integração permitirá que a loja monitore programa de fidelidades e possa oferecer produtos exclusivos com base no perfil do WhatsApp.

No momento, o grupo Meta e a Salesforce estão testando a integração com o serviço de comércio eletrônico da L'Oreal, chegando em dezembro de 2022 para outros comércios digitais.

Estratégia para ganhar dinheiro

Parcerias como a anunciada hoje envolvem a estratégia do WhatsApp para tentar aumentar sua receita. É bom lembrar que o serviço de mensagens é gratuito para os usuários.

O Facebook (atual Meta) comprou o WhatsApp em 2014 por US$ 19 bilhões, e desde então a sua monetização tem sido um desafio.

Oferecer recursos mais complexos para o universo corporativo pode ajudar a companhia nesse sentido.

No caso do WhatsApp Business, as primeiras mil conversas por mês são gratuitas. Depois disso, as empresas precisam pagar. Os valores variam de acordo com o país. No Brasil, são cobrados:

  • US$ 0,05 (R$ 0,16 -- quando a empresa inicia a conversa)
  • US$ 0,03 (R$ 0,26 -- quando o usuário começa a conversa)