Topo

Será que você ronca e tosse à noite? Seu celular Android vai detectar tudo

Google trabalha em nova ferramenta capaz de detectar ronco e tosse durante o sono - Getty Images
Google trabalha em nova ferramenta capaz de detectar ronco e tosse durante o sono Imagem: Getty Images

Letícia Marques

Colaboração para Tilt*

27/05/2022 13h05

O Google está trabalhando em um novo recurso para celulares Android que será capaz de detectar tosse e ronco durante o sono do usuário. Essas informações seriam utilizadas no monitoramento da sua saúde, a partir do Google Health Studies, app que coordena vários dados corporais coletados pelos apps da empresa.

O projeto foi citado brevemente no relatório de saúde e bem-estar digital que o Google publicou essa semana, em apoio ao lançamento da versão 2.0 do Health Studies.

Segundo a empresa, "a equipe de Health Sensing está ativamente trabalhando para trazer um conjunto de algoritmos e capacidades de detecção para aparelhos Android, com o objetivo de oferecer ao usuário conclusões relevantes sobre seu sono".

O projeto está sendo tratado como "Coleta de Áudio de Sono" e, por enquanto, está em fase de testes apenas para funcionários da empresa que possuem smartphone Android.

Essa coleta teria a função de "apoiar nossa missão em prover dados necessários para validar, ajustar e desenvolver nossos algortimos". A intenção é mesmo que esses algoritmos sejam convertidos em um aplicativo de "monitoramento de cabeceira da cama"

Ele funcionará de maneira similar ao do Google Fit, que já utiliza a câmera do celular medir a frequência cardíaca e a respiração, por exemplo. Mas não se sabe ainda se o software será embedado no Fit, ou então no Relógio - que, em 2020, ganhou um recurso chamado "Hora de Dormir", também com a função de melhorar o sono do usuário.

Ainda não há previsão de quando ele será lançado para o público.

Vale lembrar que a versão 2.0 do Nest Hub, aparelho do Google que funciona como um assistente de voz (como a Alexa, da Amazon) e uma central para coordenar a rotina da casa e a automação de outros aparelhos de smart home, já contem um recurso similar, chamado Sleep Sensing.