Topo

'Melhor' foto de um óvni ganha imagem em alta definição após 5 décadas

Indicação de OVNI em formato de rosquinha - Reprodução/Twitter/@UAP_CR
Indicação de OVNI em formato de rosquinha Imagem: Reprodução/Twitter/@UAP_CR

Do UOL, em São Paulo

10/05/2022 15h23Atualizada em 10/05/2022 15h23

Uma imagem registrada no dia 4 de setembro de 1971 pelo fotógrafo aéreo Sergio Loaiza revelou aquele que pode ser um dos melhores registros de um óvni (Objeto Voador Não Identificado) já feitos na história.

A foto, tirada quando Loaiza estava a 3 mil metros de altura, em um avião na região do vulcão Arenal, na Costa Rica, foi tratada recentemente, revelando a presença de um "disco metálico".

Ela foi feita durante um voo para estudar a cartografia da região a pedido do Instituto Geográfico Nacional da Costa Rica, quando Sergio deixou a câmera fazendo registros em intervalos de 20 segundos sobre a selva tropical da serra norte do país latino.

A imagem de número 300 desta missão cartográfica, tirada às 8h25, mostra o objeto, não identificado até hoje. A estimativa é que ele tenha um diâmetro de entre 37 e 67 metros.

"Há um objeto em forma de disco e você consegue ver claramente o sol refletindo neste objeto redondo. O que é mais importante disso tudo é que esta é uma foto em posse do governo", afirmou a repórter do New York Times, Leslie Kean, ao comentar sobre a ainda em 2021.

Após a repercussão em torno da fala de Leslie e de uma reportagem do jornal New Yorker sobre as revelações do Pentágono em relação aos óvnis, um negativo da imagem foi enviado a um laboratório fotográfico no Kansas, nos Estados Unidos, que geraram uma foto de alta qualidade e com mais de 1 gigabyte de tamanho.

Segundo o jornal "El País", da Costa Rica, análises posteriores feitas por especialistas como Richard Haines e Jacqes Vallée, ex-astrônomo francês, concluíram que o objeto era real e que não havia qualquer manipulação da imagem.