Topo

'Patrulha' da 99 seguirá veículos se empresa detectar perigo durante viagem

Estúdio Rebimboca/UOL
Imagem: Estúdio Rebimboca/UOL

Cláudio Gabriel

Colaboração para Tilt, do Rio de Janeiro

04/02/2022 13h57

O aplicativo de corridas 99 anunciou nesta semana um recurso para aumentar a segurança das corridas. Chamado de Patrulha 99, ele envia veículos de suporte para proteger qualquer corrida em caso de emergência detectada pelo algoritmo do app.

O serviço vai enviar equipes especializadas, como motos ou carros, em casos em que o aplicativo detectar risco de segurança, como, por exemplo, uma parada mais longa, trajeto bem acima do tempo previsto ou até mesmo desvio do percurso original. Por enquanto, a 99 diz que a funcionalidade está presente em São Paulo e no Rio de Janeiro, além de estar em fase de implementação nas demais cidades do país.

Quando a Patrulha 99 é acionada para se dirigir até o local, ao mesmo tempo a Central de Segurança da empresa chama a polícia. A 99 diz que o atendimento aos passageiros e motoristas será realizado sempre com respaldo da equipe policial e, caso haja necessidade, mais serviços de emergências, como bombeiros ou ambulância, podem ser acionados.

O aplicativo detecta problemas através de um sistema de monitoramento em tempo real da empresa, que, com a ajuda de inteligência artificial, fica alerta para padrões de comportamento que podem sugerir um problema de segurança em uma viagem. Além disso, a 99 destaca que possui câmeras instaladas em diversos veículos parceiros.

Há também um botão físico de segurança, localizado em posição sigilosa dentro do carro, podendo ser ativado a qualquer instante. Ele conecta diretamente à Central de Segurança da empresa.

Antes de chamar a Patrulha 99, a empresa envia diversas notificações para o aplicativo do passageiro e do motorista, questionando se a viagem está certa e se há algum problema.

Tatiana Scatena, diretora de segurança da 99, diz que o serviço "busca garantir que nossos usuários sejam devidamente assistidos, caso enfrentem alguma emergência, além de otimizar a articulação com serviços de emergência e a colaboração com as autoridades, caso necessário".

Iniciativas continuam, mas geram críticas

A Patrulha 99 não é a primeira iniciativa a usar monitoramento de dados em tempo real e inteligência artificial para prevenir crimes em aplicativos de corrida.

No início de 2021, a Uber iniciou um experimento de gravação de vídeo da corrida. Na mesma época, a 99 anunciou a implementação de inteligência artificial para monitorar em tempo real o trajeto do usuário. Esse recurso está sendo usado na Patrulha 99.

A ferramenta é anunciada pouco tempo depois da 99 ter revelado que, em 2020, 23% das ocorrências reportadas envolveram denúncias de assédio. Apesar disso, o sistema instalado de IA teria colaborado para uma diminuição nesses números.

Ainda no ano passado, em uma iniciativa de aumentar a segurança dos motoristas, a empresa já havia começado um mapeamento de zonas de risco. Elas apareceriam no aplicativo enquanto o condutor estivesse recebendo pedidos de corrida.

Esse mapeamento envolvia também novos sistemas de segurança para os passageiros, que começaram a precisar validar documentos, como o RG. Criticada na época pela coleta excessiva de dados e a possibilidade de um vazamento dessas informações, a 99 afirmou que a análise para autenticação era feita por uma empresa terceirizada e que sua IA consegue verificar apenas a veracidade do documento.