Topo

Lollapalooza: como ter internet no celular quando há muita gente ao redor?

Lollapalooza reúne milhares de pessoas e conexão com internet pode ficar comprometida - Keenan Hairston
Lollapalooza reúne milhares de pessoas e conexão com internet pode ficar comprometida Imagem: Keenan Hairston

Adriano Ferreira

Colaboração para Tilt, em São Paulo

24/03/2022 04h00

Quem for ao festival de música Lollapalooza a partir desta sexta-feira (25), em São Paulo, poderá enfrentar um problema comum —até então esquecido por conta da pandemia: a dificuldade para utilizar a internet do celular com várias pessoas usando os dados móveis ao mesmo tempo.

O problema pode ocorrer pela concentração de muita gente no mesmo local e pelo uso intenso das redes sociais para postar fotos e vídeos. Mas o que fazer se o seu telefone ficar sem rede? Como melhorar a conexão?

Tilt lista abaixo algumas táticas para você se preparar e não passar perrengue nos dias do festival, que termina no domingo (27).

Rede congestionada

Ciro André Pitz, professor de engenharia elétrica e telecomunicações do Campus Blumenau da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), explica que a dificuldade para usar a internet em grandes shows como o Lollapalooza é comum e está relacionada à infraestrutura do local.

"Isso ocorre pois os recursos disponíveis em uma estação rádio base [infraestrutura de torre e antenas] são compartilhados entre seus usuários. Naturalmente, quanto mais usuários conectados em uma estação rádio base, menor o recurso disponível para cada usuário", explica o professor. Logo, isso se traduz em uma menor taxa de transmissão de dados móveis de internet.

Sendo assim, você pode seguir as dicas abaixo caso o problema aconteça:

1 - Pegue a internet emprestada dos amigos

Se a internet 3G/4G da sua operadora apresenta oscilações de sinal, veja se alguém conhecido pode rotear a rede do próprio celular com o seu aparelho via conexão wi-fi.

Para isso, essa pessoa conhecida (e de confiança para evitar falhas de segurança) terá que alterar as configurações do smartphone dela. Geralmente, é preciso cadastrar previamente uma senha para autenticar posteriormente o acesso de outras pessoas.

Em celulares Android, o(a) seu conhecido(a) deverá habilitar o roteamento na opção "Modem e roteador wi-fi" —também pode aparecer apenas como "roteador wi-fi", dependendo do modelo do telefone.

Já no iPhone é preciso que a funcionalidade "Acesso pessoal" seja ativada em "Ajustes".

Também é possível dividir a internet via USB ou Bluetooth tanto no Android quanto no iPhone.

No Android, por exemplo:

  1. Ative o Bluetooth nos dois aparelhos e faça o pareamento entre eles.
  2. Deslize o dedo de cima para baixo na tela e vá em "Roteador Wi-fi";
  3. O outro dispositivo deverá encontrar a rede dessa pessoa conhecida na lista de opções de wi-fi;
  4. Insira a senha cadastrada por ela do ponto de acesso;
  5. Pronto a sua internet será conectada por Bluetooth.

2 - Procure um wi-fi gratuito na região

O aplicativo Instabridge possibilita que você encontre pontos de acesso wi-fi gratuitos. Para isso, baixe o programa antes de chegar ao evento.

Na tela inicial do app, aparecerão opções de conexões próximas caso estejam disponíveis na região. Você só precisará ir na opção "conectar" e poderá ter a sua internet gratuita.

Caso o ponto de acesso não esteja perto, um mapa te mostrará onde existem locais com o wi-fi liberado que são identificados por pontos verdes no percurso.

3 - Desabilite downloads automáticos de fotos e vídeos

Desabilitar o download automático de imagens e vídeos do WhatsApp pode ser uma opção para poupar o consumo de dados da internet móvel caso eles estejam oscilando.

A dica pode ser útil para as pessoas que participam de grupos em aplicativos de mensagem e recebem muitas imagens, vídeos e sons. Isso porque WhatsApp, por exemplo, baixa automaticamente esses arquivos no celular por padrão.

Se você não deseja que isso aconteça, é preciso alterar nas configurações. Ao desabilitar o download automático, o aparelho terá uma quantidade maior de transmissão de dados, o que otimiza a sua conectividade.

Para restringir os downloads:

  • Abra o WhatsApp e vá nas "Configurações"
  • Depois entre em "Armazenamento e dados"
  • Defina quando será o download automático do conteúdo de cada tipo de arquivo ou mídia. O aplicativo oferece três opções: "Ao utilizar dados móveis", "Ao utilizar o Wi-Fi" ou "Em roaming".
  • Ao clicar em uma das opções, o usuário precisa definir o que será baixado: "Fotos", "Áudio", "Vídeos" e "Documentos".
  • Caso nenhuma das opções seja marcada, o download automático não ocorrerá.

4 - Restrinja uso de apps em segundo plano

Desabilitar o funcionamento de aplicativos que estão rodando em segundo plano é outra alternativa para economizar internet.

De acordo com Bruno da Silva Rodrigues, professor doutor da Faculdade de Computação e Informática da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, se a pessoa estiver em eventos como o Lolapalloza, o ideal é concentrar a pouca conexão de internet nos aplicativos que mais são convenientes no momento.

Para isso, no Android, você deve:

  • Acessar Configurações > Apps e notificações > Notificações > Informações do app.
  • Em seguida, escolha o app e depois vá em Dados móveis e wi-fi > "Dados em segundo plano"
  • Por fim, desabilite essa funcionalidade.

No iPhone:

  • Abra as configurações e vá em "Geral".
  • Entre no item "Atualização em 2º plano".
  • Escolha "Desativado", para que nenhum aplicativo continue sendo atualizado, ou "Wi-Fi, para que isso só ocorra quando você tiver em uma internet fixa.

5 - Atenção com celulares com dois chips

Alguns celulares usam dois chips para se conectar à internet. A recomendação do professor Rodrigues é focar em apenas um deles para fazer uma conexão 4G, o que evita um consumo de dados maior, em uma situação em que a transmissão já estará congestionada por muitas pessoas.

Desabilite o uso de um chip no seu aparelho, caso você tenha dois.

No Android, vá em Configurações > Cartões SIM e desative o chip desejado em "Entrada do chip".

6 - Trocar a rede do 4G para o 3G faz diferença?

Diante de problemas com a conexão 4G, algumas pessoas acabam alterando as configurações do celular para que ele só "leia" redes 3G — no celular isso pode ser feito dentro de "opções de dados" > alterar o item "voz e dados" do 4G para o 3G.

Porém, segundo o professor Bruno de Carvalho, doutor do departamento de engenharia de computação e sistemas digitais da USP (Universidade de São Paulo), essa alteração não é eficaz para o envio de mensagens de texto, fotos e vídeos quando a rede está congestionada em um evento cheio de gente.

De acordo com Carvalho, por padrão, o celular tenta primeiro se conectar a uma rede 4G. Caso não consiga, ele alterna automaticamente para o 3G. E fica nesse vai e volta conforme existam dificuldades de conexão—alguns poucos modelos atuais de celulares ainda tentam se conectar ao 2G também.

No caso do Lollapalooza, é possível que as duas frequências de rede trabalhem cheias de conexão. "Em eventos grandes, muitos celulares vão fazer a mesma coisa automaticamente e vai acabar que tanto o 4G e o 3G vão ficar congestionados. Existem soluções para este tipo de problema, mas dependem da operadora e não do usuário", afirma o docente.

O professor acrescenta que, se houver suporte das operadoras, elas podem instalar uma torre móvel no evento, específica para potencializar o sinal de internet e evitar esses problemas. "Em jogos de futebol grandes, por exemplo, já vi operadora fazer isso e funciona bem, pois seu celular vai conectar na torre mais próxima."