Topo

Como economizar o 4G e encontrar internet wi-fi de graça?

Reprodução
Imagem: Reprodução

Adriano Ferreira

Colaboração para Tilt

17/09/2021 04h00Atualizada em 25/11/2021 13h25

Está na rua e quer economizar o seu pacote de dados de internet? Existe um jeito prático para encontrar redes wi-fi gratuitas disponíveis por perto. Trata-se do aplicativo Instabridge, disponível para Android e iOS.

Segundo informações da plataforma, o app tem uma cobertura com milhões de pontos de internet compartilhados ao redor do mundo. Cada acesso livre que o Instabridge exibe pode ter duas origens: oferta de conexão aberta (de um sinal de wi-fi público, por exemplo) ou um compartilhamento de senha (que pode ser da casa de alguém ou de estabelecimentos comerciais).

Na loja de aplicativos do Google, o programa possui mais de 1 milhão de avaliações. Sua nota é 4,4 de um total de 5. Já na loja virtual da Apple, ele tem mais de 4,2 mil classificações. A nota é 3,9 de 5.

Como usar?

Para se conectar de graça em um wi-fi pelo Instabridge, é preciso fazer o download do aplicativo.

No Android (teste foi realizado na versão do Android 7.1.1, em um celular Moto E4):

1 - Na tela inicial, visualize as opções de conexão mais próximas do seu local e vá na opção do topo, onde você verá a funcionalidade "conectar". Essa instrução é válida quando existe um sinal de wi-fi disponível perto de você (a busca é feita com base no GPS do seu dispositivo).

1 - passo a passo encontrar wi-fi aplicativo Instabridge - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

2 - Caso o ponto de acesso não esteja tão próximo, é necessário caminhar para que o Instabridge consiga alcançar a conexão. Na tela principal, escolha a opção mais próxima. Em seguida, você poderá conferir algumas informações básicas da rede de internet como a senha (pessoas que compartilham os seus respectivos códigos de acesso), por exemplo.

2 - passo a passo encontrar wi-fi aplicativo Instabridge - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

3 - Pressione a aba de localização, no canto direito do app, que te levará para um mapa. Prossiga no ícone na parte inferior para ser redirecionado ao caminho com mais detalhes.

4 - passo a passo encontrar wi-fi aplicativo Instabridge - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

4 - "Em rotas", siga o trajeto indicado. Após se aproximar do wi-fi, volte para a primeira tela do Instabridge. Em "Navegar", vá no ícone do sinal que deverá estar com a opção "conectar", como feito anteriormente no passo um.

5 - passo a passo encontrar wi-fi aplicativo Instabridge - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

5 - Caso você queira visualizar os locais com conexões de internet livre pelo mapa, então, na parte inferior, na tela inicial do Instabrigde, vá em "Mapa". Em seguida, aproxime a região.

Os pontos verdes indicam os acessos gratuitos de wi-fi, os azuis se referem às conexões já realizadas e os vermelhos são os locais com senhas indisponíveis. Selecione o ponto verde mais perto de você. Logo após, toque no ícone de direção, depois continue novamente a sequência a partir do passo três.

No iPhone

Também é possível visualizar os locais com conexões de internet gratuita disponíveis em um mapa.

1 - Para isso, vá na parte inferior da tela inicial do Instabrigde e clique em "Mapas". Em seguida, aproxime a região que deseja com um zoom no celular.

2 - Os pontos em cor de destaque indicam os acessos de wi-fi (muitos restaurantes e estabelecimentos comerciais podem aparecer na exibição).

3 - Selecione o ponto verde mais perto de você. Se você estiver muito distante, é possível tocar no ícone de direção e o mapa vai te direcionar para o endereço/região em que o sinal está liberado. Assim como o passo a passo semelhante ao ensinado na etapa do Android.

4 - Depois siga as orientações da tela. Ao chegar mais perto do local escolhido, abra as configurações de wi-fi do seu celular e localize o nome da conexão que você encontrou. Copie a senha informada no aplicativo Instabrigde e cole. Se o sinal estiver funcionando corretamente, você terá internet em alguns segundos.

Dicas de segurança: não bobeie

A funcionalidade do aplicativo acima é prática. Mas é preciso ligar o alerta antes de sair conectando o seu celular ou tablet em qualquer wi-fi gratuito por aí. Existem conexões ou com senhas compartilhadas que podem esconder armadilhas de segurança.

Os usuários "boca livre de wi-fi" precisam de cautela para não serem vítimas de páginas falsas de internet, fraudes ou golpes financeiros. Sendo assim, antes de confirmar a conexão, siga as dicas de segurança abaixo para reduzir os riscos:

  • Use algum aplicativo de defesa, como um antivírus no seu dispositivo.
  • Mantenha o sistema operacional do seu aparelho sempre atualizado (empresas costumam corrigir falhas de segurança nessas atualizações).
  • Evite acessar páginas nas quais você precise fornecer seus dados confidenciais e pessoais (como nome, CPF, RG).
  • Não faça transações financeiras utilizando wi-fi livres ou compartilhados.
  • Verifique os certificados digitais de segurança dos sites que acessar, representados no formato de um ícone de cadeado próximo a famoso https:// (que inicia o link de um endereço online). Se a página não tiver, evite usar enquanto está navegando no wi-fi livre.
  • Navegue utilizando uma VPN (sigla em inglês para redes privadas virtuais) para cifrar suas informações. Ela funciona basicamente como um "túnel" criptografado que impede que seus dados sejam visualizados por pessoas dentro dessa mesma rede ou pelo provedor de internet. Existem versões pagas (que tendem a ser mais seguras) e gratuitas. Pesquise muito bem antes de decidir usá-la.