PUBLICIDADE
Topo

Caixa de som LG Xboom 360 é excelente, mas cobra muito caro por isso

Caixa de som LG Xboom 360 - Rodrigo Lara/Tilt
Caixa de som LG Xboom 360 Imagem: Rodrigo Lara/Tilt

Rodrigo Lara

Colaboração para Tilt, em São Paulo

23/03/2022 04h00

Quem curte ouvir música provavelmente já pesquisou por caixas de som Bluetooth —aquelas sem fio. As mais atuais trazem funções das mais diversas, como a possibilidade de conectar com outras caixas, integração com assistentes de voz e por aí vai. E, claro, os preços também variam bastante.

Se a ideia é investir com vontade em um modelo com potência de som excelente, uma nova opção por aqui é a LG Xboom 360. O modelo está à venda por R$ 2.499. Tilt teve a oportunidade de testar uma unidade do aparelho e, de cara, a caixa chama a atenção pelo tamanho.

Ela não é exatamente portátil, com 51,4 cm de altura e diâmetro de 25 cm, nem leve, com 5,8 kg. Felizmente ela conta com uma alça de transporte, essencial para um aparelho que visa ter alguma mobilidade entre ambientes. Pela experiência, é um produto interessante para curtir em festas.

Além do tamanho avantajado, o visual é outro destaque. Ela tem formato cônico —lembra um pouco um lampião, especialmente quando está acesa — e "dois andares", com um vão entre eles no qual fica localizado o sistema de iluminação e um dos componentes acústicos.

Os comandos ficam localizados no topo, com acesso fácil.

Comandos da caixa de som LG Xboom 360 ficam localizados na parte superior - Rodrigo Lara/Tilt - Rodrigo Lara/Tilt
Comandos da caixa de som LG Xboom 360 ficam localizados na parte superior
Imagem: Rodrigo Lara/Tilt

De maneira geral, é um visual que mescla ousadia e elegância, aquele tipo de item que chamará a atenção caso você deixe ele exposto na sua sala, mas sem causar estranheza.

Qualidade sonora excelente

Mais do que a aparência, a qualidade sonora diz muito sobre uma caixa de som. E a LG Xboom 360 vai bem nesse quesito.

Se formos falar de potência apenas, o pico é de 120 Watts RMS. Para chegar a tanto, ela tem que estar ligada na tomada. Por falar nisso, ela tem bateria que garante 10 horas de reprodução e também funciona como power bank para carregar celulares e outros aparelhos.

Sendo sincero, esse máximo de potência só será utilizado caso você esteja em uma área ampla ao ar livre —e a caixa conta com um modo de equalização justamente para ser usada nesses ambientes.

O curioso é que, mesmo sendo ótima para essa situação, ela não tem qualquer tipo de resistência à água. Nada de deixar do lado da piscina, portanto.

A maior qualidade da Xboom 360, porém, não é a sua capacidade de tocar alto. Resumindo: você não precisa colocar ela em volumes elevados para ouvir um som com clareza e excelente definição.

É possível exemplificar essa situação: imagine que você fará uma reunião com seus amigos e quer colocar um som ambiente em volume que não atrapalhe a conversa. Caixas menores tendem a alternar entre o "não estou ouvindo nada" e o "não consigo conversar", o que não ocorre com esse modelo. Com ele, o som fica definido e preenche o ambiente mesmo em volume baixo.

Ajuda muito nisso a construção dos elementos da caixa, com o emprego de materiais como titânio e fibra de vidro.

Pena que não é inteligente

Já falamos aqui acima que a LG Xboom 360 é excelente na qualidade sonora, mas a caixa tem algumas características que deixam a desejar, principalmente pensando no preço.

Suas principais funções são controladas pelo app LG Xboom. Nele, é possível alterar o padrão de iluminação, ajustar parâmetros do som como volume e equalização, acionar o modo DJ —no qual você consegue colocar efeitos nas músicas reproduzidas—, entre outros.

Contudo, não é mandatório usar esse app sempre que você for ouvir música, bastando conectar o seu celular via Bluetooth e iniciar um reprodutor de músicas. Assim, o aplicativo surge como um extra.

E há outras formas de reproduzir música na Xboom 360, seja via conexão P2 ou usando um pendrive USB com músicas. Além disso, é possível conectá-la a outra caixa de som igual ou, ainda, a outros aparelhos da LG.

Detalhe 2 da caixa de som LG Xboom 360 - Rodrigo Lara/Tilt - Rodrigo Lara/Tilt
Caixa de som LG Xboom 360 tem entrada P2 e USB
Imagem: Rodrigo Lara/Tilt

O problema maior aqui é que essa caixa falha em um ponto crucial nos dias de hoje: não há qualquer conectividade com assistentes de voz como Alexa, da Amazon, ou Google assistente.

Além da comodidade em si, a vantagem de uma integração do tipo seria poder reproduzir músicas sem que as notificações do celular ficassem interrompendo essa reprodução.

É um ponto negativo considerável, especialmente para quem está disposto a pagar R$ 2.500 em uma caixa de som. Se esse não for o seu caso e você não se incomodar com o preço, a LG Xboom 360 é uma adição interessante para agradar o seu lado musical. Mas, como sempre, vale pesquisar bem se ela se encaixa no seu estilo de vida (e no seu bolso).