Topo

Como você nunca viu: As impressionantes fotos de nuvens vistas do espaço

Imagens tiradas do espaço de nuvens carregadas sobre a superfície planeta Terra - Reprodução/Kayla Barron
Imagens tiradas do espaço de nuvens carregadas sobre a superfície planeta Terra Imagem: Reprodução/Kayla Barron

Colaboração para Tilt

10/02/2022 04h00Atualizada em 10/02/2022 08h56

Uma astronauta americana encantou os internautas ao compartilhar nas redes sociais fotos espetaculares da Terra tiradas da Estação Espacial Internacional (ISS), destacando como é diferente enxergar as nuvens lá do alto.

Kayla Barron é conhecida por fotografar o espaço e os acontecimentos próximos à Terra e à Lua, além de detalhes de sua vida numa espaçonave. Ela compartilha esses registros regularmente no Instagram para dar uma ideia do espaço aos seus seguidores. Recentemente, Kayla apresentou fotos de nuvens carregadas, um de seus fenômenos naturais favoritos.

"Nuvens são minha última obsessão. Eu simplesmente não me canso da incrível variedade de texturas, padrões, formas e cores. Eu estava tendo problemas para decidir qual foto compartilhar, então aqui estão 10. Qual foto é a sua favorita?", escreveu Kayla no post.

A publicação deixou muitos usuários de queixo caído com a riqueza de detalhes do planeta a partir da vista panorâmica do ISS. Muitas pessoas também manifestaram nos comentários as suas imagens preferidas.

"Elas (fotos) são todas tão bonitas. Não consigo escolher apenas 1", escreveu um usuário no Instagram. "São incríveis", postou outro. "7 e 10, mas todos são fantásticos", expressou um terceiro. "2 e 10 acima de todas. Obrigado por compartilhá-las", comentou um quarto.

Kayla também chamou a atenção recentemente ao fotografar do espaço a violenta explosão do vulcão submarino Hunga Tonga-Hunga-Ha'apai, na região do Oceano Pacífico. Ela fez quatro fotos das cinzas vulcânicas agitadas pela erupção, que atingiram até 39 quilômetros de altitude. As imagens foram captadas enquanto a ISS passava sobre a Nova Zelândia, cerca de 2 mil km ao sul do Tonga.

A astronauta está a bordo da espaçonave como membro da SpaceX Crew-3 da Nasa, tripulação responsável por missão iniciada em 11 de novembro de 2021 pelo programa Crew Dragon. Este é o primeiro voo espacial de Kayla.

Entre suas atribuições na ISS está o que ela chama de "jardinagem espacial", fazendo experimentos com plantas à bordo da nave.

A Crew-3 é composta principalmente por astronautas novatos. Os astronautas norte-americanos Raja Chari, e Kayla Barron, ambos da Nasa, e o alemão Matthias Maurer, da ESA, também estão realizando sua primeira missão ao espaço. O único membro experiente é o também norte-americano Thomas Marshburn, que já visitou a ISS duas vezes, em 2009 e 2012.

A duração da missão Crew-3 é de seis meses, com retorno estimado para abril, quando a tripulação será substituída pelos membros da Crew-4.