Topo

Conheça Ameca, o robô com aspecto humanoide que surpreendeu ao 'despertar'

Detalhes do robô humanoide Ameca - Reprodução/Engineered Arts
Detalhes do robô humanoide Ameca Imagem: Reprodução/Engineered Arts

Mateus Omena

Colaboração para Tilt, em São Paulo

03/12/2021 12h04Atualizada em 15/04/2022 00h24

Parece uma obra dos típicos filmes de ficção científica, mas se trata de uma inovação bem real. Ameca, como é chamado, é o novo robô da Engineered Arts, companhia britânica dedicada à produção de tecnologias avançadas, entre elas, robôs humanoides. E desde a sua ativação, rapidamente conquistou fãs nas redes sociais por sua impressionante semelhança com os seres humanos.

A Engineered Arts divulgou nesta semana imagens do "despertar" do robô Ameca, deixando algumas pessoas de queixo caído com seus movimentos, expressões faciais, agilidade e outros detalhes bem realistas que o aproximam de uma pessoa de carne e osso.

Já outros internautas ficaram bem assustados com o realismo de Ameca, como foi o caso de Marques Brownlee, famoso influencer de tecnologia que pareceu falar sério: "Calma pessoal, não sejam paranoicos, é só um monte de atuadores e motores com borracha esticada para simular o movimento facial. Está tudo pré-programado. É apenas para pesquisa", disse. E em seguida brincou: "Internamente [estou pensando]: Não, não, não, não, não".

Um ser de várias utilidades

Em seu anúncio, a fabricante afirmou que Ameca foi elaborado para ser o robô humanoide mais avançado do mundo. Além de atuar como um importante alicerce no desenvolvimento de futuras tecnologias robóticas.

No entanto, Ameca ainda possui certas limitações, pois não tem a habilidade de andar. Em um comunicado, seus criadores explicam que esta atividade, assim como outras desenvolvidas pelos humanos, são difíceis para um robô executar. Mas afirmaram que estão trabalhando para que ele ultrapasse todas essas barreiras.

Como toda criança recém-nascida, o robô está na fase do aprendizado e evolução de suas capacidades.

Mesmo assim, ele pode ser utilizado para grandes operações tecnológicas:

  • Desenvolvimento de inteligência artificial (IA) e machine learning;
  • Elaboração de hardware e software;
  • Realização de movimentos delicados e semelhantes ao dos humanos, para impulsionar o relacionamento entre pessoa e máquina;
  • Divisão em módulos, no qual o robô pode trabalhar usando apenas uma mão ou o braço, sem a necessidade de ativar todos os membros de seu corpo;
  • E conexão em nuvem, para que os dados do Ameca se tornem acessíveis remotamente,

O lançamento oficial do robô está programado para a Consumer Electronics Show (CES) 2022, o maior evento de tecnologia do mundo.

O robô estará disponível para aluguel, para participação de eventos, e também para a venda, mas a empresa ainda não divulgou os valores.