PUBLICIDADE
Topo

OVNI em formato de rosquinha é visto na Suíça e dá origem a mistério

Especialistas opinam que imagem pode mostrar estrela ou foguete retornando à atmosfera  - Reprodução/Instagram
Especialistas opinam que imagem pode mostrar estrela ou foguete retornando à atmosfera Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL, em São Paulo

17/11/2021 20h14Atualizada em 18/11/2021 11h23

Um OVNI em formato de rosquinha foi flagrado nos céus da Suíça na noite de segunda-feira, 8 de novembro. A foto do objeto não identificado é de autoria de um fotógrafo que mora em Zurique, identificado apenas por seu usuário no Twitter: @Eavix1Eavix.

Ao ver o objeto voador, formado por vários anéis azul fluorescentes, o autor da imagem já criou uma teoria sobre a origem do "OVNI rosquinha, acreditando ter avistado a cápsula espacial Endeavour, lançada em 2020 pela Space X de Elon Musk, que retornaria à Terra na mesma noite depois de seus astronautas concluírem uma missão de mais de 200 dias na Estação Espacial Internacional.

Até mesmo o tabloide britânico Daily Mail chegou a incluir as fotos tiradas na cidade suíça em um álbum sobre a aproximação da nave. Mas, apesar da força desta teoria, existe um problema para confirmá-la: quando a Endeavour chegou à Terra, por volta de 04h30 em Zurique (00h30 no horário de Brasília), ela estava a cerca de 8.000 quilômetros da cidade.

Enquanto moradores dos estados norte-americanos de Louisiana, Alabama e na região do Golfo do México conseguiram uma visão clara da nave, é quase impossível que alguém na Suíça tenha conseguido assistir ao retorno da cápsula, afirmou Marco Langbroek, um pesquisador na Universidade de Leiden, na Holanda, em entrevista ao site Live Science.

"Qualquer passagem [da Endeavour] pela Suíça antes de sua aterrissagem naquela noite estaria completamente sob a sombra do Planeta Terra, sem ser iluminada pelo Sol e, portanto, não visível", explicou o cientista. "A reentrada em si aconteceu sobre o México e o Golfo do México, e não estaria visível na Suíça. A preparação para reentrada aconteceu sobre o Oceano Índico e então também não estaria visível lá", completou.

O pesquisador opinou que o objeto em questão, cercado de mistério, talvez não seja um objeto voador e sim uma estrela distante.

"Eu tenho quase certeza que o 'OVNI rosquinha' nas imagens suíças é uma estrela brilhante fora de foco", disse Langbroek. "Pelo menos se parece com isso".

Mais fotos tiradas na mesma noite mostram uma "cauda" em zigue-zague seguindo o objeto, que o pesquisador pensa ser um resultado do movimento da câmera. Mas outros especialistas levantam teorias alternativas para explicar o registro.

Jonathan McDowell, um astrofísico do Centro Harvard-Smithsonian de Astrofísica, em Massachusetts (EUA), afirmou ao Live Science que o OVNI pode ser a ponta de um pequeno foguete que retornava à atmosfera.

Mas sem a minutagem precisa do registro das imagens, é difícil ligá-las a objetos que foram oficialmente registrados nos céus da Suíça na mesma noite, explicou McDowell. Questionado pelo site internacional, o fotógrafo afirmou que também não tem acesso às informações sobre os horários das fotos, o que mantém o mistério sobre a origem da "rosquinha" fluorescente.

Errata: o texto foi atualizado
Diferentemente do que foi informado em uma versão anterior da matéria, Zurique não é a capital da Suíça. A informação foi corrigida.