PUBLICIDADE
Topo

Gasta muitos dados no celular? Veja 5 dicas para controlar melhor seu plano

Dicas simples ajudam na economia do plano de dados - Pixabay
Dicas simples ajudam na economia do plano de dados Imagem: Pixabay

Guilherme Tagiaroli

De Tilt, em São Paulo

17/11/2021 04h00Atualizada em 01/12/2021 13h49

"Você atingiu 100% da sua franquia móvel". É o tipo de mensagem que acaba com o astral de quem gosta de usar internet no celular. Felizmente, existem formas de ter um maior controle sobre o uso de dados, com configurações feitas no sistema operacional e em apps que costumam ser mais "gastões", como o WhatsApp.

Abaixo, reunimos cinco dicas com as principais configurações para quem quer ter um maior do domínio do seu plano de dados.

1. Configure seu sistema operacional

Nossos apps consomem dados praticamente a toda hora, e os dois principais sistemas operacionais móveis, Android e iOS, contam com um recurso que impede ou diminui a frequência com que alguns apps enviam e recebem dados em segundo plano.

Android

  • Vá em "Configurar" ou "Ajustes" (dependendo do celular), toque em "Conexões" e escolha "Uso de dados" ou "Dados móveis".
  • Por fim, ative a função "Economia de dados".

Como diferentes marcas personalizam o Android, caso o caminho acima não funcione, abra o ícone de "Configurar" ou "Ajustes", procure um campo de busca que fica na parte de cima da tela e digite "Uso de dados". Lá, você encontrará alguma opção para economizar dados.

iPhone

  • Vá em "Ajustes" e toque em "Celular". Na sequência, escolha "Opções de Dados Celulares" e ative o "Modo de Economia de Dados".

2. Evite baixar arquivos automaticamente no WhatsApp

O acúmulo de fotos, vídeos e áudios pode até travar o celular. Então, é necessário tomar alguns cuidados para não exagerar no download em excesso de arquivos.

Configuração do WhatsApp para limitar download automático de arquivos na rede móvel - Reprodução - Reprodução
Configuração do WhatsApp para limitar download automático de arquivos na rede móvel
Imagem: Reprodução

Uma das formas de evitar que o WhatsApp fique pesado é desativar a opção de download automático de áudios, fotos e vídeos.

No Android e no iPhone:

  • Clique no menu de três bolinhas que fica no canto direito superior, vá em "Configurações", "Armazenamento e dados" e selecione "Ao utilizar dados móveis", que fica sob a opção Download automático de mídia.
  • Nesta área, desmarque todas as opções (Fotos, Áudio, Vídeos e Documentos).

Dessa forma, estes arquivos só serão baixados se você quiser. Pode ser uma boa para quem faz parte de grupos em que há muito envio de fotos e vídeos.

3. Baixe atualizações de apps apenas no wi-fi

Android

  • Acesse a Play Store e clique no ícone de usuário no lado direito superior. Na sequência, vá em "Configurações", "Preferências de Rede" e em "Atualizar apps automaticamente" escolha "Somente por wi-fi".

iPhone

  • No iOS, vá em "Ajustes", "App Store" e desative "Downloads automáticos" sob a opção "Dados Celulares".

4. Monitore seu uso de dados

As operadoras costumam informar o nível de gasto do seu plano de dados. Porém, no próprio celular, há uma forma de estimar o quanto de dados foi consumido durante determinado período.

Android

  • Vá em "Configurações" e em "Rede e internet".
  • Toque sobre "Rede móvel" e veja seu consumo de dados.
  • Na mesma tela, há a opção "Aviso e limite de dados". Lá, é possível, por exemplo, definir uma notificação para quando você atingir determinada quantidade de gigabytes.
Passo a passo do sistema Android para verificar uso de dados; para isso, vá em Configurar > Rede e Internet e toque em Rede Móvel - Reprodução - Reprodução
Passo a passo do sistema Android para verificar uso de dados; para isso, vá em Configurar > Rede e Internet e toque em Rede Móvel
Imagem: Reprodução

iPhone

  • Vá em Ajustes, "Celular" e vá até "Uso dos dados celulares".

5. Fique atento a aplicativos com modo offline

Pensando em quem tem planos móveis limitados, alguns apps permitem baixar determinados conteúdos previamente, evitando ultrapassar a franquia de dados.

  • Google Maps

É possível fazer download do mapa de determinada área que você precisa navegar — o que é também uma boa opção para quem quer viajar. Com isso, você usa o mapa sem precisar da internet do celular.

Para usar o Google Maps offline, clique no menu do lado direito superior, e clique em "Mapas offline". Lá, clique em "Selecione seu mapa" e toque em Download no fim.

Para acessar mapas off-line no Google Maps: clique no menu do lado direito superior > selecione Mapas Off-line - Reprodução - Reprodução
Para acessar mapas off-line no Google Maps: clique no menu do lado direito superior > selecione Mapas Off-line
Imagem: Reprodução

Importante ressaltar que neste modo pode não haver atualizações de trânsito ou de transporte público.

  • Spotify

Disponível apenas para internautas com a versão Premium do appl, vá em Sua Biblioteca, escolha Playlists, selecione alguma de sua escolha e clique no ícone de baixar (uma seta para baixo). É possível fazer o mesmo para álbuns e podcasts.

Para acessar os arquivos offline, basta escolher "Baixado", que fica na parte superior do app.

  • Netflix, Amazon e outros apps de streaming

Os programas de streaming de vídeo permitem fazer o download de vídeos para que você consiga visualizá-los quando estiver com a internet desligada.

Será que é hora de buscar um plano novo?

Atualmente, todas as operadoras contam com parcerias com apps, fazendo com que a utilização deles não gaste a franquia de dados — é comum que isso ocorra com apps de streaming e redes sociais. Contudo, nem todos podem ser usados dessa forma.

Se o uso de algum aplicativo for imprescindível e o seu atual plano não está dando conta, busque um novo plano de celular novo se for possível para você.

Para encontrar a proposta ideal para seu perfil, a dica é pesquisar no site das próprias operadoras e usar sites de comparação de pacotes, como o Melhor Plano, o Compara Plano ou o Melhor Escolha.

Eles reúnem uma base de dados de empresas e planos disponíveis em diferentes regiões. A partir deles, indicam as opções baseadas na sua localização e preferências. Os sites possuem ainda ferramentas de comparação de planos em que você pode filtrar resultados por preço, velocidade e tipo de conexão.

Se a sua conexão móvel —pós-paga ou controle— estiver lenta, outro conselho é verificar se ela está funcionando corretamente. Para isso, você pode medir a velocidade de download de programas para saber o quanto sua operadora entrega de velocidade — nós temos um teste para medir a velocidade da sua internet:

Caso não esteja funcionando bem para você, vale mesmo pesquisar outro pacote de internet móvel. No teste acima, as velocidades de downloads (baixar um arquivo) e uploads (subir um anexo de email, por exemplo) são indicadas, além da latência (o tempo de resposta). Para usar o site, não é preciso ceder nenhum dado pessoal.

Mesmo que tenha contratado o plano mais veloz, isso não significa que terá a conexão previamente adquirida, pois as empresas são obrigadas pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) a disponibilizar pelo menos 40% dela. Isto é, se comprou 100 megas, pode ser que tenha em sua casa apenas 40.

O UOL pode receber uma parcela das vendas de planos de telefonia sugeridos ao final do teste de velocidade.