PUBLICIDADE
Topo

Atento, empresa de call center, é alvo de hackers e opera parcialmente

Atento, empresa de call center, está operando parcialmente - Getty Images
Atento, empresa de call center, está operando parcialmente Imagem: Getty Images

Abinoan Santiago

Colaboração para Tilt, em Florianópolis

22/10/2021 11h44

A multinacional espanhola de call center Atento informou hoje que opera parcialmente o atendimento aos seus clientes no Brasil. O problema ocorre após a empresa detectar em 17 de outubro um ataque hacker em seus sistemas, mas sem que nenhum dado tenha vazado.

"Imediatamente, foram implantados todos os protocolos de cibersegurança disponíveis a fim de avaliar e conter a ameaça. A prioridade da companhia sempre foi garantir a proteção e a integridade dos dados e sistemas de seus clientes", explicou a empresa.

A Atento afirmou que isolou os sistemas impactados e suspendeu as conexões com clientes no Brasil, o que teria sido o motivo para a interrupção dos serviços prestados pela empresa, pois isso iria prevenir riscos sobre a privacidade dos dados.

"A empresa reforça que a ameaça foi contida rapidamente e nas primeiras 24h foi possível iniciar o fornecimento de serviço com limitações para alguns clientes. Neste momento, as operações do data center já foram retomadas e a companhia começará a retomar progressivamente mais serviços", destacou.

Não foi informada pela empresa a origem do ataque porque o caso ainda é apurado internamente na companhia. A Atento também não deu prazo para a retomada integral dos serviços.

Tilt questionou quais as empresas atendidas no Brasil que tiveram problemas em seus atendimentos de call center, mas a Atento respondeu que "não informa a sua cartela de clientes".

Procurada pela reportagem, a Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor) disse que se manifestaria oficialmente ao longo do dia.