Topo

Câmera 'de cinema' na prática: Veja filmes da Apple gravados com iPhone 13

Felipe Mendes

Colaboração para Tilt, de São Paulo

15/09/2021 16h53

A nova linha de celulares iPhone 13 ganhou vida. A Apple apresentou ontem suas novidades em um evento cheio de produtos (dois iPads e o relógio Apple Watch Series 7). Mas um dos destaques do lançamento foi um novo jeito de fazer gravações em vídeo: o "modo cinematográfico".

Na prática, a câmera do celular consegue filmar cenas com mudança inteligente de foco. Além de desfocar o fundo, o modo cinematográfico consegue seguir um objeto em movimento e faz transições entre o primeiro e o segundo plano automaticamente.

O iPhone 13 consegue, por exemplo, identificar um rosto que esteja mais próximo do sensor. Se alguém passar e parar atrás, no segundo plano, o aparelho reconhece em segundos e passa a dar destaque para essa segunda pessoa na cena. De acordo com a Apple, a técnica é chamada de "Rack Focus", e é utilizada por cineastas para mudar a atenção do público durante os filmes.

Para destacar o potencial do novo recurso, a empresa exibiu durante o lançamento algumas cenas de filmes gravados com o novo aparelho, além de um curta completo (de pouco mais de 1 minuto). A Apple chamou a cineasta Kathryn Bigelow, a primeira mulher a ganhar um Oscar de melhor direção com o filme "Guerra ao Terror" (2008), para demonstrar a novidade.

No vídeo abaixo é possível ver imagens do curta "Whodunnit", que demonstra várias transições de foco. Assista:

"O modo cinematográfico cria automaticamente belos efeitos de profundidade e transições de foco", afirma a fabricante. A Apple ainda acrescenta que o novo modo de gravação de vídeos é capaz de "antecipar quando um novo assunto de destaque está prestes a entrar em cena e mudar o foco automaticamente quando ele entrar".

Em seu canal no YouTube, a empresa aproveitou ainda para exibir os bastidores de parte dos vídeos apresentados durante o evento de ontem, que mostram o iPhone 13 sendo utilizado para a gravação em diferentes situações.

Câmeras da nova linha do iPhone

O iPhone 13 e o iPhone 13 mini possuem duas câmeras traseiras, ambas com 12 MP de resolução cada, sendo uma de lente grande-angular e outra de lente ultra-wide, que captura mais conteúdo na mesma imagem.

Já as versões 13 Pro e 13 Pro Max possuem três câmeras na traseira. O conjunto é formado por uma lente grande-angular, ultra-wide (para capturar mais conteúdo) e telefoto (para zoom óptico de 3x).

Todas as lentes têm suporte ao modo noturno, que ajuda na captura de fotos tiradas em ambientes escuros. E agora a lente ultra-wide também pode ser usada como uma lente macro, que captura mais detalhes de objetos bem próximos sem perder o foco.

Os quatro aparelhos da linha têm suporte ao modo cinematográfico.