Topo

Lua azul sazonal: entenda o fenômeno raro que acontecerá domingo

Midori Endo/via WhatsApp
Imagem: Midori Endo/via WhatsApp

Cláudio Gabriel

Colaboração para Tilt, do Rio de Janeiro

19/08/2021 04h00Atualizada em 19/08/2021 20h07

Uma rara espécie de "fenômeno lunar" (grosso modo) vai acontecer no domingo (22): a "Lua azul sazonal", que acontece a cada dois anos e meio e três anos, de acordo com a Nasa, agência espacial dos Estados Unidos.

Neste caso, a denominação é dada por que ela será a terceira de quatro luas cheias em uma estação — mais precisamente o tempo entre um solstício e um equinócio. O fenômeno não tem necessariamente a ver com a coloração mais azulada. Mesmo assim, é um prato cheio para os amantes da astronomia.

Registros de luas azuis já aparecem há bastante tempo na história. O primeiro uso de "Blue Moon" (em inglês) data de 1528, de acordo com a Nasa. Na década de 1940, o termo "Lua Azul" também passou a ser usado para se referir à segunda lua cheia registrada em um mesmo mês, o que é difícil de acontecer.

O fenômeno também é conhecido nos Estados Unidos como "Lua de esturjão", em referência a um peixe de mesmo nome. Tribos nativas fizeram essa referência pelo fato de o período ser bom para a pesca de peixes grandes em lagos — o esturjão já chegou a medir 5,5 metros.

É raro, mas em certas situações é possível observar a Lua com a cor mais azulada, caso a atmosfera esteja com cinzas ou partículas de poeira, por exemplo.

Vai dar para ver?

De acordo com a Nasa, a "Lua Azul sazonal" (totalmente cheia - full moon, em inglês) acontecerá oficialmente na manhã de domingo. Algo parecido irá se repetir só em 19 de agosto de 2024.

A previsão é de que ela esteja 100% cheia por volta de 9 horas da manhã (no horário de Brasília), o que irá dificultar a visualização por aqui. Em alguns países será melhor de acompanhar devido ao horário do amanhecer.

De qualquer forma, ela já ficará brilhante e redonda entre sexta-feira (20) e segunda-feira (23). Aproveite!

*Com informações do site Cnet e TimeAndDate.