PUBLICIDADE
Topo

Celular travando? Três dicas simples para melhorar o desempenho

Arte UOL
Imagem: Arte UOL

Marcos Bonfim

Colaboração para Tilt

03/08/2021 04h00

Os preços dos celulares (e outros eletrônicos) têm registrado um crescimento acentuado nos últimos meses, pressionados pela alta do dólar, pandemia de covid-19 e por movimentos de mercado. Por causa desse impacto, algumas pessoas decidiram deixar para depois a troca do smartphone.

Para aqueles que possuem celulares mais antigos que andam travando ou com lentidão, as dicas de hoje podem ajudar a prolongar a vida útil do aparelho.

Tilt conversou com o professor Eder Amador, coordenador dos cursos de Sistemas da Informação e Eletrotécnica Industrial da Faculdade Anhanguera, para aprender como dar aquela revitalizada nos celulares:

1. Delete tudo o que não usa/não precisa

Sabe aquele aplicativo que você baixou para uma ocasião específica e está no seu celular até hoje? Ele impacta na performance do aparelho e ainda consome a memória do telefone. O melhor a fazer é desinstalá-lo.

Se o smartphone estiver travando demais, também evite manter muitas páginas e muitos ícones na tela principal do celular. De acordo com o professor, esse acúmulo de arquivos pode ser o motivo ou piorar o funcionamento do sistema. "Poucos ícones na tela principal também é um ajuste essencial. Não utilize os widgets [em casos assim], como aqueles famosos atalhos do relógio ou clima. Esse recurso consome muita memória e aumenta o uso de bateria", explica.

Para obter mais espaço, considere apagar também mensagens de texto, músicas, vídeos, frequentemente enviadas em apps como o WhatsApp, e fotografias antigas.

2. Limpe o cache

Ao longo do uso do celular, uma grande quantidade de dados é acumulada sem a gente perceber, a partir do acesso a aplicativos e visitas a páginas da internet. Essas informações, como senhas e históricos de navegação, ficam armazenadas e ocupam o espaço na memória dos aparelhos.

Eliminar os dados do cache, segundo o professor, é importante para, de novo, evitar o risco de travamentos e dar aquela revigorada no dispositivo. "Limpar os dados de navegação é recomendado porque melhora o desempenho dos dados móveis e otimiza o tempo gasto em uma página". Tanto usuários com aparelhos com sistema operacional Android quanto iOS podem fazer a limpeza nas configurações do navegador padrão.

3. O último recurso

Fez tudo isso e o sistema ainda continua travando, superaquecendo e demorando muito para exercer as suas funções regulares? Nesse caso, o caminho indicado pelo professor é o de restauração do sistema operacional do aparelho.

"Esse procedimento vai apagar todos os resquícios de arquivos que tornaram o celular lento e difícil de usar. Mas vale ressaltar que fotos, vídeos e dados salvos também serão apagados caso o backup não seja feito", explica.

Para que nada seja perdido nesse processo, comece essa ação sempre com o backup, que é uma cópia de segurança para que os seus conteúdos sejam preservados.