PUBLICIDADE
Topo

Bactérias descobertas na ISS podem ajudar no cultivo de plantas em Marte

Imagem da superfície de Marte feita pela sonda Perseverance - Reprodução/Nasa
Imagem da superfície de Marte feita pela sonda Perseverance Imagem: Reprodução/Nasa

Sarah Alves

Colaboração para Tilt

23/03/2021 17h26

Três novas cepas de bactérias encontradas na Estação Espacial Internacional (ISS) podem ajudar no cultivo de plantas e alimentos em Marte. O estudo foi realizado pela Nasa em parceria com pesquisadores indianos e norte-americanos, e publicado no último dia 15 na revista Frontiers in Microbiology.

Segundo o documento, os cientistas acreditam que as bactérias podem ajudar as plantas a se desenvolver em ambientes extremos. Isso porque, teriam "determinantes genéticos biotecnologicamente úteis" para o cultivo.

Ao todo, foram localizadas quatro bactérias, mas três não conhecidas. Elas pertencem à família Methylobacteriaceae e foram denominadas IF7SW-B2T, IIF1SW-B5 e IIF4SW-B5. A análise genética apontou que o tipo de bactéria se associa bastante à Methylobacterium indicum.

A Methylobacterium está ligada a funções importantes para o desenvolvimento de plantas, como a fixação de nitrogênio e tolerância ao estresse abiótico —isto é, associado às influências do ecossistema. Também promove o crescimento e ajuda na proteção contra doenças.

"Para cultivar plantas em locais extremos, onde os recursos são mínimos, o isolamento de novos micróbios que ajudam a promover o crescimento sob condições estressantes é essencial", afirmaram em comunicado os pesquisadores Kasthuri Venkateswaran e Nitin Kumar Singh, do Jet Propulsion Laboratory (JPL) da Nasa.

De acordo com o grupo de cientistas, é importante considerar o uso das novas bactérias para o futuro da agricultura espacial. No entanto, reiteraram a necessidade de mais estudos para comprovar a eficácia.