Rolezinho cósmico

Nem só de astronautas se faz uma viagem espacial! Confira as coisas mais estranhas que já saíram da Terra

Renata Baptista De Tilt, em São Paulo Guilherme Zamarioli/UOL

Antigamente, na época das Grandes Navegações, quem se aventurava na busca por "terras desconhecidas" costumava levar umas coisinhas na bagagem: sementes para serem testadas no solo, comida para a jornada ou quinquilharias para os nativos. No começo da corrida espacial, foi parecido. O homem levou um monte de bugigangas nas suas viagens —algumas para experimentos científicos, outras só para tentar fazer história ou bagunça mesmo.

Os testes em órbita começaram bem antes de o homem chegar à Lua, antes mesmo do soviético Yuri Gagarin dar o primeiro rolê pelo espaço, em 1961. Os primeiros envios foram animais, para checar se as missões dariam certo. E, na maioria da vezes, deram bem errado e tiveram finais trágicos.

Quando já tínhamos mais certeza de que as viagens aconteceriam, começou a fase de ampliar horizontes. Na década de 70, muita experiência inusitada foi feita pelos primeiros astronautas e cosmonautas. Mas foi com a construção da Estação Espacial Internacional, a ISS (na sigla em inglês), que essa história de enviar coisas para o espaço ganhou um novo capítulo.

A "casa" dos astronautas fora da Terra (já te contamos como é a vida por lá) possui estufa e áreas para testes mais complexos. Então, há 20 anos os humanos fazem pesquisas na ISS. Veja abaixo a lista das mais inusitadas e interessantes.

Topo