Topo

Fileira de luzes chama atenção pelo Brasil; veja o 'trem de satélites'

Mattheus Miranda

Colaboração para Tilt, em Salvador

11/02/2021 11h55

Moradores de várias localidades do Brasil notaram uma estranha movimentação de luzes no céu, na noite de ontem. Alguns registros deste fenômeno feitos em estados como Bahia e Paraná, que para muitos mais se parecia com uma reunião de OVNIs, viralizaram nas redes sociais. Mas a explicação é mais simples que isso.

Em um dos vídeos, é possível ver o registro feito por uma moradora da cidade de Teixeira de Freitas, no interior da Bahia, com uma fileira de luzes brilhando no céu.

Apesar de alguns internautas ficarem bastante assustados com as especulações, trata-se da passagem dos satélites Starlink, da empresa SpaceX, apelidados de "trem de satélites".

satélites - Reprodução/Redes sociais - Reprodução/Redes sociais
Fileira de luzes no céu da Bahia são satélites da SpaceX
Imagem: Reprodução/Redes sociais

A constelação de satélites foi criada para fornecer internet de alta velocidade para qualquer lugar do mundo. Cerca de 60 equipamentos da empresa norte-americana foram lançados ao espaço no último dia 20 de janeiro, totalizando 950 satélites já em órbita.

A ideia da empresa de Elon Musk é fornecer um sistema de internet de baixa latência. A SpaceX planeja preencher sua constelação com 1.440 espaçonaves.

A empresa norte-americana elaborou um site onde as pessoas interessadas em outras aparições podem acompanhar a rota dos satélites e saber quando eles poderão ficar visíveis novamente.