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Após receber insatisfeitos com o WhatsApp, mensageiro Signal fica instável

Reprodução/Signal
Imagem: Reprodução/Signal

Lucas Carvalho

De Tilt, em São Paulo

15/01/2021 16h16

Signal, o app de mensagens criptografadas que virou febre após uma onda de críticas à nova política de privacidade do WhatsApp, passou por instabilidade nesta sexta-feira (15).

Após reclamações, o próprio Signal admitiu a instabilidade em um post no Twitter, citando "dificuldades técnicas". "Estamos trabalhando para restaurar o serviço o mais rápido possível."

No site DownDetector, que usa relatos na internet para monitorar estabilidade de serviços online, houve um pico de reclamações sobre o Signal por volta das 13h20, horário de Brasília.

As reclamações são de que o app não permite enviar mensagens ou apresenta uma mensagem de erro dizendo que não consegue se conectar aos servidores. Em nota enviada a Tilt, o diretor executivo de operações Aruna Harder confirmou que a instabilidade se deu por conta do número excessivo de novos usuários.

"Nós temos adicionado novos servidores e capacidade extra em um ritmo recorde todos os dias desta semana, mas hoje ultrapassamos até mesmo nossas projeções mais otimistas. Milhões e milhões de novos usuários estão enviando a mensagem de que a privacidade é importante e estamos trabalhando muito para restaurar o serviço para eles o mais rápido possível."

De acordo com dados da empresa de análise Sensor Tower, o Signal já foi baixado 8,8 milhões de vezes após o anúncio de mudança na política do WhatsApp. O app é recomendado por nomes influentes da tecnologia como Elon Musk, Edward Snowden e Brian Acton, um dos criadores do WhatsApp.

Em outro tuíte, o Signal deu um exemplo do crescimento repentino: em apenas um dia —no caso, a terça-feira (12)— o número total de downloads do app na Play Store foi de mais 100 milhões para mais de 500 milhões.

Novela com WhatsApp

O sucesso que levou o app ao topo da lista dos mais baixados do momento na App Store, loja de aplicativos do iOS, e no Google Play, do Android, foi o anúncio de que a política de privacidade do WhatsApp vai mudar, facilitando o compartilhamento de dados entre a plataforma e o Facebook.

A mudança em questão afeta a maneira como empresas que usam o WhatsApp Business, versão corporativa do app, poderão gerenciar informações de clientes através do Facebook —o gigante azul é dono do app de mensagens desde 2014.

Algumas empresas podem compartilhar dados de clientes do WhatsApp com suas contas corporativas no Facebook. Entre as informações coletadas estão nomes, números de telefone, aparelho utilizado, dados de transações e pagamentos e outras informações anônimas.

O conteúdo das conversas, mensagens, fotos, vídeos e áudios não são compartilhados pois são criptografados de ponta a ponta —e isso continuará protegido e com acesso restrito a cada pessoa com perfil no app.

Esse compartilhamento já existe há cerca de quatro anos, mas, a princípio, as pessoas poderiam optar por fornecer esses dados às empresas que quisessem usá-los no Facebook ou não. Agora, se você falar com uma empresa que compartilha esses dados, eles poderão ser compartilhados automaticamente. O público não tem mais poder de decisão sobre isso.

Cada pessoa será notificada dentro da própria conversa se a empresa com quem ela está falando optou por usar o Facebook para gerenciar e armazenar suas mensagens de WhatsApp.

A plataforma argumenta que, se você não quiser que uma empresa compartilhe seus dados com o Facebook, basta não interagir com ela. Também diz que os usuários ainda podem bloquear facilmente uma empresa no WhatsApp se quiserem.