Topo

Não curtiu as novas regras do WhatsApp? Veja apps que o substituem

Marcella Duarte

Colaboração para Tilt

08/01/2021 11h14Atualizada em 10/01/2021 18h28

O WhatsApp vai começar a trabalhar com novos termos de uso e política de privacidade a partir de 8 de fevereiro. Uma das mudanças é o compartilhamento de dados com o Facebook. Quem não concordar com isso, não poderá mais usar o app de mensagens.

Já se esperava que esta medida aconteceria eventualmente, desde que o Facebook adquiriu o WhatsApp e o Instagram, nos últimos anos. Mas muita gente está incomodada com a imposição, enchendo as redes sociais de reclamações e memes. A palavra "Telegram" chegou aos termos mais citados (trending topics) do Twitter ao longo dessa quinta-feira (7).

O Telegram parece ser a escolha favorita dos usuários para troca de mensagens instantâneas. Mas há outras opções de aplicativos gratuitos e democráticos, que funcionam tanto em iPhones como em Androids.

Por isso, Tilt listou abaixo aplicativos bem populares que podem ser usados como substitutos para quem optar por cancelar o WhatsApp.

Atenção: quem clicar na opção "Agora não" do aviso sobre a atualização poderá continuar usando o WhatsApp, mas só até o mês que vem. No dia 8, a conta não será apagada, mas ficará indisponível — e só poderá ser acessada novamente se você mudar de ideia e aceitar a nova política de privacidade.

Telegram

Gratuito, com código aberto e reconhecido pela segurança das conversas. O Telegram tem mais recursos do que o WhatsApp, como criação de canais com milhares de participantes (os grupos do "zap" são limitados a 256 pessoas), envio de anexos de até 2 GB e acesso às conversas no computador mesmo quando o celular está desligado. Também permite chamadas de vídeo — mas não em grupo — e de áudio.

Download: iOS | Android

Skype

Um dos apps de mensagens mais antigos. O Skype é mais usado no mundo empresarial e educacional e uma das melhores opções para chamadas de vídeo. Também é bom para ligações em áudio, com som de qualidade e oferecendo a opção de criar um número internacional, como um telefone. Funciona bem para mensagens comuns de texto, mas carece de recursos mais avançados para elas.

Download: iOS | Android

Viber

Um dos principais aplicativos de mensagens instantâneas do mundo, mas não é muito popular no Brasil. O Viber é similar ao Skype, oferecendo chamadas de áudio e vídeo gratuitas e ligações internacionais para números de telefone a tarifas baixas. Para as mensagens de texto, a experiência é bem completa, e lembra bem a do WhatsApp. Tem alguns diferenciais, como games e a possibilidade de ser instalado em mais de um aparelho com a mesma conta.

Download: iOS | Android

Signal

Garante privacidade, pois não coleta nenhuma informação dos usuários, segundo a empresa. O protocolo do Signal é o que oferece a criptografia de ponta a ponta do WhatsApp, e é considerado o padrão de excelência para comunicações seguras. Você apenas precisa fornecer seu número de telefone para se cadastrar —mas nem isso é linkado ao perfil do usuário. Tem uma interface fácil de usar e bons recursos: grupos, chamadas de vídeo e áudio, mensagens que desaparecem.

Download: iOS | Android

Snapchat

Diferente dos outros da lista, é mais do que um app de mensagens instantâneas. Ele pode ser usado para troca de mensagens entre amigos, família. Mas o Snapchat é uma rede social, que tem o mérito de ter inventado recursos inovadores, como stories e mensagens que desaparecem, que depois foram copiados por outras plataformas. A modernidade é seu diferencial. Há milhares de filtros para fotos e é muito fácil compartilhar arquivos, GIFs, áudios e vídeos ou realizar chamadas. Além disso, a plataforma avisa quando alguém faz um screenshot (captura de tela) de um chat com você.

Download: iOS | Android

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi informado no texto, o Telegram permite envio de arquivos de até 2 GB, e não de até 1,5 GB; e também permite chamadas de vídeo --o texto dizia anteriormente que não permitia. O texto foi corrigido.