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Sai, fake! Photoshop terá ferramenta para identificar imagens alteradas

Intenção é que ferramenta identifique até deepfakes - como este vídeo em que Chris Pratt vira Indiana Jones - Reprodução/YouTube/Shamook
Intenção é que ferramenta identifique até deepfakes - como este vídeo em que Chris Pratt vira Indiana Jones Imagem: Reprodução/YouTube/Shamook

Renata Baptista

De Tilt, no Recife

21/10/2020 18h58

Uma nova ferramenta para o Photoshop, anunciada nesta terça-feira (20) pela Adobe, vai informar sobre a origem de imagens vendidas na internet. Isso é importante porque evita que artistas visuais e fotógrafos não sejam pagos pelo seu trabalho distribuído online e dá o devido crédito a esses criadores. Além disso, deve alertar sobre deepfakes e outros tipos de alterações indevidas na imagem.

Por enquanto, o recurso estará disponível apenas para clientes selecionados em uma versão beta do Photoshop e na Behance, rede social da Adobe para profissionais, nas próximas semanas. Um painel no programa deve exibir os créditos do autor da imagem original e quais mudanças foram feitas.

A ferramenta ainda é um protótipo e integra a CAI (Iniciativa de Autenticidade de Conteúdo, na sigla em inglês), que foi desenvolvida com a colaboração de empresas como Twitter, Microsoft e Qualcomm, além de veículos de imprensa como The New York Times e BBC. Esse grupo pretende criar um padrão contra as várias ocorrências de imagens falsas e alteradas.

O novo recurso do Photoshop faz uma atribuição de dados da origem da imagem, como o nome do autor, localização e histórico de edição, entre outras tags. De acordo com a Adobe, a nova ferramenta coloca uma característica "inviolável" para a imagem, permitindo distinguir melhor imagens autênticas de falsas.

Em um vídeo, a Adobe apresentou uma imagem criada usando o rosto de alguém sobre uma foto de arquivo como imagem de fundo, além de receber melhorias a partir de uma ferramenta de inteligência artificial do programa. Com o novo recurso, o Photoshop pode fazer as marcações de metadados [dados sobre o arquivo de imagem] automaticamente com o crédito do fotógrafo original, o criador que produziu a "fusão" das duas imagens e as atividades de edição que foram usadas.

Este recurso, porém, pode ser desativado, e por isso, o conteúdo original só pode ser rastreado caso os criadores queiram. Por isso a ferramenta não poderá verificar a autenticidade de absolutamente todas as fotos da internet, mas é um começo.

Segundo a Adobe, a iniciativa foi criada para "para enfrentar os desafios de deepfakes e outros conteúdos enganosamente manipulados". A empresa também afirma que o recurso também pode ajudar na proteção a direitos autorais.

Caso a imagem seja publicada na rede social Behance, os usuários terão acesso a esses detalhes, incluindo os metadados das imagens originais. Eles ainda ficarão disponíveis em verify.contentauthenticity.org, página que oferecerá a opção de colocar fotos lado a lado e comparar as alterações.

A ferramenta de Photoshop funciona apenas para imagens, mas a Adobe e seus parceiros planejam expandi-la para outros tipos de mídia, incluindo vídeo —algo que pode ajudar na guerra contra os deepfakes. Por enquanto, ela ainda está em fase de testes e, para se tornar mais eficaz, exige ampla adoção por empresas, artistas e até mesmo rivais do Photoshop. Só o tempo dirá se isso vai acontecer.