Topo

Sem perrengue: esses 23 tutoriais vão salvar sua vida na quarentena

Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Rodrigo Lara

Colaboração para Tilt

05/07/2020 04h01

Durante o isolamento social do coronavírus, você talvez já precisou cuidar de algum perrengue doméstico e de tarefas que não faziam parte do seu dia a dia antes da pandemia. Mas ainda bem que existe a internet e seus inúmeros tutoriais em vídeo. Tilt deu uma boa escavada no YouTube e separou 23 deles que, certamente, serão de grande ajuda nessa situação.

Vamos começar com três tretas bem comuns: chuveiro queimado, cano entupido e torneira quebrada. Quem não tem experiência com essas situações chamaria um profissional especializado para ajudar. Em tempos de pandemia, no entanto, essa não é a melhor das opções.

A boa notícia é que, com algumas ferramentas e informação, trocar o chuveiro defeituoso por um novo é algo bem simples, como você pode ver aqui.

Já no caso de resistência queimada, o melhor a se fazer é procurar informações de acordo com o modelo do chuveiro, já que o procedimento varia.

Se a torneira quebrou, sem problemas: esse vídeo ensina como trocar uma.

E se a pia entupiu, uma receitinha usando produtos que você provavelmente tem em casa pode dar conta do problema.

Aventuras na cozinha

Se você, assim como muita gente, está trabalhando em regime de home office, talvez não tenha mais à disposição o refeitório da empresa ou aquele restaurante por quilo que te salvava na hora da fome. A solução? Bem, encarar o fogão.

O que não falta em sites como o YouTube são receitas. Mas escolhemos algumas mais triviais e tipicamente brasileiras para que você não gaste o seu salário com delivery.

Acabou a desculpa para fazer aquele arroz...

... com um feijão bem caprichado...

... e que pode ter como acompanhamento um belo bife...

... ou, ainda, um ovo frito do jeito que você gosta.

Ah, e se a ideia é fazer um macarrão, fica a dica para deixar a massa no ponto.

É bem provável que você já tenha se aventurado na cozinha durante a quarentena. Mas às vezes dá errado, não é? E se a vítima da sua "audácia" foi alguma panela sem revestimento antiaderente, esse tutorial pode te ajudar a tirar alimentos queimados que grudaram no fundo dela.

Se o desastre aconteceu no seu forno, aqui você tem uma boa forma de deixar ele como novo.

Encarando a limpeza

A hora da faxina também pode ser um desafio para quem não está acostumado. Se, por um lado, limpar chão e parede é algo simples, encarar o banheiro pode ser um pouco mais intimidador. Mas com esse tutorial simples você, com certeza, vai tirar de letra.

Quem tem criança em casa sabe que as paredes dificilmente ficam da cor que deveriam por muito tempo, não é mesmo? Nesse caso, essa receita pode ajudar a resolver o problema.

Já as "mães e pais de pets" encaram outro desafio: os pelos espalhados pela casa. Por sorte há um jeito bem simples de removê-los: basta ter uma luva de borracha.

Para manter os bichinhos entretidos —e diminuir a vontade deles destruírem seus móveis—, esses tutoriais ensinam como fazer brinquedos caseiros para gatos e cães.

Se ainda assim eles aprontarem e fizerem xixi no lugar errado, essa receita ajuda a tirar o cheiro desagradável.

Craque na lavanderia

Na hora de lavar roupas, sem muito segredo: é bem provável que a sua máquina resolva a maior parte do problema. Mesmo assim, essa dica para deixar suas toalhas mais felpudas é bem interessante.

Se lavar a roupa não é algo complicado, dobrar aqueles lençóis com elástico parece uma tarefa impossível, não é mesmo? Nessa hora, usar esse truque pode ser o diferencial entre passar raiva e ter um armário organizado.

Por falar em organização, tem muita gente que tem dificuldade para deixar as camisetas e blusinhas dobradas corretamente. Neste vídeo você pode fazer isso de um jeito tradicional.

Já este vídeo tem um jeito para otimizar o espaço do seu armário.

Tem ainda esta maneira que até parece truque de mágica.

Por fim, se aquele zíper da sua calça ou da bolsa começou a dar problema, aqui você tem duas soluções. A primeira serve para quando ele não está fechando mais.

Já a segunda é para colocá-lo novamente nos trilhos.