PUBLICIDADE
Topo

Fotógrafa registra 'arco-íris horizontal' que encheu o céu em Washington

Arco-íris de fogo em Washington - Reprodução / Instagram
Arco-íris de fogo em Washington Imagem: Reprodução / Instagram

Do UOL, em São Paulo

08/04/2020 15h04

A fotógrafa norte-americana Cessna Kutz conseguiu capturar a imagem de um arco-íris de fogo sobre o Lago Sammamish, em Washington, nos Estados Unidos.

No Instagram, ela escreveu: "Testemunhei um fenômeno bem legal hoje: um arco-íris horizontal! Para mim, foi um pequeno lembrete de ter esperança e amor, em vez de medo e pânico nestes tempos incertos. Fiquem seguros, amigos".

Apesar do nome, os chamados arco-íris de fogo não precisam do elemento fogo para acontecer. Tecnicamente conhecidos como arco circum-horizontal, eles se formam quando o sol está acima de 58º no céu. São halos formados por cristais de gelo em nuvens do tipo cirrus, que são finas e só se formam em altitudes mais altas. Quando alinhados de maneira ideal, os cristais agem como um prisma, resultando em uma refração que lembra a de um arco-íris.

Não é correto dizer que a existência destes halos é rara. No entanto, a frequência deles depende da latitude de cada lugar. Nos Estados Unidos, por exemplo, é comum vê-los no verão. Já no norte da Europa, é mais difícil presenciar o fenômeno.