Nasa encontra em Marte entrada de caverna que abrigaria vida

Nasa descobre entrada de caverna em Marte que poderia ter abrigado vida no planeta  - Nasa/JPL/U. Arizona
Nasa descobre entrada de caverna em Marte que poderia ter abrigado vida no planeta Imagem: Nasa/JPL/U. Arizona

04/03/2020 18h58

A Nasa compartilhou em seu site a imagem de um buraco incomum na superfície de Marte. O poço parece ser a entrada para uma caverna, que poderia ter abrigado vida no planeta. O caso foi descoberto em 2011 a partir de uma série mais ampla de imagens tiradas na encosta do vulcão Pavonis Mons.

Na análise das fotos foi revelado que a abertura possuía cerca de 35 metros de diâmetro, enquanto o ângulo interno da sombra indica que a caverna tenha aproximadamente 20 metros de profundidade.

A existência de uma cratera circular em torno do buraco continua sendo uma dúvida, assim como todo o conteúdo interno da caverna.

A agência americana acredita que caso é interessante, pois, as cavernas são relativamente protegidas da superfície rígida de Marte, o que as torna possíveis candidatas para abrigar vida no planeta vermelho. Também diz que esses poços podem ser alvo de exploração de espaçonaves, robôs e até humanos.

Desde que a imagem foi tirada, a Nasa começou a buscar na superfície marciana outras possíveis aberturas de cavernas. Os pesquisadores acreditam que a partir desses poços possam existir possíveis habitats subterrâneos contendo organismos vivos, já que não existem evidências de vida na superfície.

Recentes descobertas em Marte

Na semana passada a agência mostrou as primeiras descobertas da sonda InSight, que revelou que o planeta vermelho era sismicamente ativo, o que pode ajudar a revelar sua formação.

SIGA TILT NAS REDES SOCIAIS