Topo

Coronavírus: Imagens da Nasa mostram que poluição diminuiu na China

Imagens da NASA mostram queda na poluição na China - Reprodução/Nasa Earth Observatory
Imagens da NASA mostram queda na poluição na China Imagem: Reprodução/Nasa Earth Observatory

De Tilt, em São Paulo

04/03/2020 10h54

O impacto do novo coronavírus na China já pode ser visto do espaço: houve uma significativa queda na poluição, segundo dados de satélites dos Estados Unidos e da Europa.

Instrumentos projetados para monitorar a qualidade do ar registraram uma queda substancial na concentração de poluição por dióxido de nitrogênio (NO2) desde janeiro. A substância é emitida por veículos motorizados, usinas de energia e indústrias.

De acordo com comunicado da Nasa, o declínio provavelmente está relacionado a uma desaceleração econômica e a restrições de viagens na China desde que o vírus se espalhou.

"É a primeira vez que vejo uma queda tão dramática em uma área tão ampla para um evento específico", disse Fei Liu, responsável por pesquisar a qualidade do ar no Goddard Space Flight Center da Nasa.

Liu lembra de ter visto uma queda no NO2 em vários países durante a recessão econômica que começou em 2008, mas a queda foi gradual. Os cientistas também observaram uma redução significativa em Pequim durante as Olimpíadas de 2008, mas o efeito foi localizado principalmente nessa cidade, e os níveis de poluição aumentaram novamente quando os Jogos Olímpicos terminaram.

Coronavírus liga alerta pelo mundo