PUBLICIDADE
Topo

Baixe estes apps


Quer uma vida mais saudável? Veja apps que ajudam na rotina de exercícios

Os apps vão ajudar a colocar as metas de ano novo em prática -
Os apps vão ajudar a colocar as metas de ano novo em prática

Laura Martins

Colaboração para Tilt, em São Paulo

02/02/2020 04h00

Já vencemos o primeiro mês do ano e fica uma pergunta sincera: você já conseguiu incluir uma atividade física em sua rotina? Se ainda não começou, fique tranquilo(a), pois Tilt separou uma lista bem bacana de aplicativos que podem ajudar todo mundo a cumprir esta meta de ano novo.

Os apps oferecem vídeos de exercícios, monitoramento de calorias, dicas de relaxamento e muito mais. Que tal entender um pouco mais sobre eles e já começar o seu "Projeto Vida Saudável 2020"?

Stretching Exercises

Reprodução
Imagem: Reprodução

Tão importante quanto os exercícios aeróbicos ou de força, está o alongamento do nosso corpo. É o foco do Stretching Exercise: ensinar exercícios que ajudem na flexibilidade para diversos fins.

O app dá ao usuário programas diários para quem quer começar o dia alongando, aulas específicas para quem pratica corridas, entre outros. O app diz até que possui alongamentos para aliviar dores.

Nem é muito o foco, mas ele também exibe a quantidade de calorias queimadas durante a atividade. Achei úteis os exemplos de alongamento para fazer de manhã e outros para termos uma boa noite de sono.

MyFitnessPal

Reprodução
Imagem: Reprodução

Bem popular, o app é voltado para quem deseja emagrecer e ter mais controle sobre as calorias dos alimentos que ingere. Após se cadastrar, o programa disponibiliza um pequeno questionário. Você precisa responder coisas como: quanto você pensa, quantos quilos deseja perder e em quanto tempo deseja isso. Ele precisa saber também se o seu perfil é ativo ou não.

Durante o uso, você deve incluir diariamente todos os alimentos ingeridos em cada refeição, além dos exercícios feitos e quantidade de água tomada. O trunfo do aplicativo é calcular com base nas informações passadas por você quantas calorias ainda poderão ser ingeridas para que você atinja a sua meta de perder peso.

Achei bem interessante que é possível criar e visualizar gráficos que mostram a nossa alimentação. Assim dá para ter mais controle do que comemos e se estamos mantendo o nosso corpo em movimento.

Na versão Premium, outras ferramentas estão disponíveis, como análise de alimentos e como o horário da refeição afeta energia e treinos. Segundo a empresa, mais de 6 milhões de alimentos de vários locais do mundo estão em seu banco dedados.

  • Gratuito (com recursos pagos)
  • Disponível para iOS e Android

Daily Yoga

Reprodução
Imagem: Reprodução

O Daily Yoga é outro app bem popular no mundo dos hábitos saudáveis. Ele oferece diversos tipos de aulas para a prática, que vão de iniciantes até avançados. A versão gratuita já possui muitas opções de treinos e a versão paga tem workshops exclusivos, além de um coach para a prática diária da Yoga.

O maior ponto negativo do app talvez seja ele estar disponível somente em inglês. De qualquer forma, até que não foi difícil acompanhar as aulas mesmo sem fluência no idioma.

  • Gratuito (com recursos pagos)
  • Disponível para iOS e Android

Nike Training Club

Reprodução
Imagem: Reprodução

Se você não curte tanto academia ou prefere fazer exercícios em casa, o Nike Training Club pode ser mais interessante. Ele possui diversos treinos gratuitos em vídeos que vão de exercícios de força, resistência e até yoga. Segundo a Nike, todos os conteúdos foram criados por profissionais especializados e a plataforma possui mais de 185 tipos de treinos.

Uma das ferramentas mais bacanas do app é que, conforme o usuário o utiliza, ele aprende mais sobre a rotina e perfil da pessoa, e cria treinos personalizados para ela.

Os vídeos são divididos em diversos filtros, como tempo (15 a 45 minutos), Nível (Iniciante, Intermediário e Avançado) e Intensidade (Baixa, Moderada ou Alta). Se o usuário quiser visualizar exercícios só para fortalecer o abdômen, ele consegue. Se quiser apenas fazer braços, também é possível. E por aí vai.

Achei curioso o aplicativo oferecer também treinos feitos por pessoas famosas, como Cristiano Ronaldo e Michael B. Jordan.

Uma atualização feita no último dia 30 oferece agora para os usuários cadastrados uma assessoria esportiva virtual gratuita para quem deseja treinar para correr a próxima Meia Maratona em São Paulo, realizada em abril deste ano. Só poderão usar o serviço os membros dos aplicativos Nike Run Club, Nike Training Club ou cadastrados em Nike.com.

Segundo a empresa, especialistas acompanharão todo o desenvolvimento do corredor via WhatsApp (número 11-93499-0453). Além disso, alguns mimos e recursos extras serão oferecidos como: vouchers para comidas saudáveis, mensagens de motivação, podcasts informativos, e até mesmo playlists para tipos específicos de treino.

RunKeeper

Reprodução
Imagem: Reprodução

É ótimo para quem quer começar a correr e até para quem corre há algum tempo. Por meio do GPS do celular, o aplicativo monitora a distância percorrida, o ritmo, tempo do exercício e calorias queimadas.

Mas acho que o que deve agradar mais os usuários é o mapa que ele oferece com as rotas de corrida. Outro ponto bem útil é que o app também registra o histórico de todas as atividades, facilitando a visualização do seu progresso e se metas foram cumpridas. Ele também permite compartilhar os resultados dos treinos em redes sociais.

Mas, calma, não é só com corrida que ele funciona. Atividades como caminhada, ciclismo e trilha também podem ser medidos por ele.

Se você quiser, dá para ouvir áudios durante sua atividade física com informações do seu ritmo, distância e tempo percorrido. Você pode configurar o que deseja saber.

SmartGym

Reprodução
Imagem: Reprodução

Um dos aplicativos mais populares para o gerenciamento de treinos, ele deve agradar bastante os amantes de musculação. O usuário pode criar e organizar suas fichas de treino, além de salvar todos os detalhes de cada exercício (quantas séries, repetições, peso, intervalo, entre outros).

Durante o uso, você pode criar timers (controle de tempo) para cada exercício que você costuma fazer. O app também possui suporte para treinos HIIT com orientação por voz e treinos em casa também.

Em minhas pesquisas, vi comentários de que o funcionamento do app é tão bom no celular quanto no Apple Watch, usado por muitas pessoas durante os treinos. Como não tenho um, não pude testar essa parte. Mas, se você tiver um, vale a pena testar o app.

  • Gratuito (com versão paga)
  • Disponível para iOS

SIGA TILT NAS REDES SOCIAIS

Baixe estes apps