Topo

Sem burocracia: apps permitem marcar médico e até dentista pelo celular

Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Adriano Ferreira

Colaboração para Till

26/01/2020 04h00

Na hora de qualquer crise mais séria de saúde, muita gente tem recorrido ao celular em vez do hospital, via aplicativos de agendamento rápido de consultas, como o BoaConsulta e o Dr. Consulta. Outros, como Docway e Consulta Fácil, trazem atendimentos mais específicos para tratar dores de cabeça, vômitos, sinusites e outros sintomas.

Com esses apps, o usuário poderá usufruir da comodidade de ser atendido onde melhor desejar, sem esperar em filas, e verificar recomendações no perfil do especialista. Dá até mesmo para marcar dentista por eles. Conheça abaixo seus recursos.

Docway

O site e o aplicativo Docway têm variadas especialidades médicas e atende a mais de 360 cidades do Brasil. A consulta é voltada a sintomas de baixa complexidade, como dores de cabeça, febre, alergia, vômito e sangramentos, entre outros. O agendamento é feito conforme o horário e o lugar escolhidos pelo paciente.

Cada médico cadastrado tem um perfil com a formação, experiência, valor da consulta, foto e até avaliações de pacientes. Serviços de orientação remota por áudio e vídeo para teletriagem também estão disponíveis no app. Para usar o serviço, é necessário informar o local escolhido, os sintomas, a especialidade e os dados do cartão de crédito; o pedido pode também ser feito por voucher.

BoaConsulta

O site e o app BoaConsulta permitem agendar consultas com médicos, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, fonoaudiólogos e até dentistas. Exames poderão ser solicitados em diferentes planos de saúde, em clínicas populares ou particulares. A cobertura do serviço abrange todo o Brasil, embora a maior parte dos especialistas estejam nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.

O acesso à agenda dos profissionais é simples e mostra os horários disponíveis. A consulta é marcada de forma online, via telefone do consultório (o número está localizado no perfil do especialista) e por WhatsApp, que também aparece nos resultados das buscas no app.

No perfil de cada especialista (são mais de 40 mil cadastrados), é possível conferir recomendações e comentários dos pacientes. O app ainda tem lembretes para tomar medicamentos, uma função automática após as consultas.

Consulta Fácil

O Consulta Fácil traz uma busca prática de médicos para consultas nas cidades de São Paulo, Jundiaí e Barueri, em especialidades variadas. O paciente pode cadastrar os seus dependentes como usuários do serviço. Para ser atendido, é necessário selecionar a especialidade desejada, e informar o tipo de convênio ou se será paga de forma particular.

São dois os padrões de pesquisas disponíveis: por clínicas ou por especialidades. Por clínicas, surgirá uma lista de unidades de acordo com a região selecionada. Por especialidades, será preciso escolher o ramo do profissional. Em ambos os casos, é possível ter acesso direto à agenda, na qual todos os horários livres dos especialistas.

Dr. Consulta

Para consultas e exames médicos, o Dr. Consulta está disponível em 56 clínicas no estado de São Paulo, na região metropolitana do Rio de Janeiro e na cidade de Belo Horizonte.

São 1.700 profissionais e 60 especialidades para atendimento, como clínica geral, obstetrícia, psiquiatria, oftalmologia, pediatria, odontologia e muitas outras. O app não atende a casos emergenciais, mas em compensação, permite agendar aplicação de vacinas. Para casos de cirurgia, o pré-agendamento e a realização do procedimento são feitos na rede de hospitais parceiros.

SIGA TILT NAS REDES SOCIAIS