Topo

Estrela é ejetada de buraco negro com velocidade 10 vezes superior à normal

Estrela S5-HVS1 foi lançada do buraco negro Sagitário A* e passou relativamente perto da Terra - Reprodução/Carnegie Science
Estrela S5-HVS1 foi lançada do buraco negro Sagitário A* e passou relativamente perto da Terra Imagem: Reprodução/Carnegie Science

De Tilt, em São Paulo

13/11/2019 21h25

Uma estrela foi lançada para fora de um buraco negro e foi vista em posição relativamente próxima da Terra, viajando a 6 milhões de km/h — velocidade 10 vezes mais rápida que outras estrelas. No entanto, a distância para o planeta, apesar de considerada próxima, foi de 29 mil anos-luz.

A estrela é da constelação Grous e foi observada saindo do buraco Sagitário A*, localizado na mesma galáxia que a Terra. O Centro McWilliams de Cosmologia da Universidade Carnegie Mellon, em Pittsburgh, nos Estados Unidos, vem monitorando o buraco-negro e lançou um estudo sobre a estrela, batizada S5-HVS1.

"Isso é muito impressionante, pois suspeitamos há muito tempo que os buracos-negros podem ejetar estrelas em alta velocidade. Mas nunca conseguimos uma associação tão ambígua de uma estrela tão rápida solta pela galáxia", declarou Sergey Koposov, um dos autores do estudo, ao site da universidade.

Na visão dele, pela velocidade com que percorre o espaço a estrela logo deve seguir para outra galáxia.

"Acreditamos que o buraco-negro expeliu uma estrela com velocidade de centenas de quilômetros por segundo há cinco milhões de anos. Mas ela foi lançada em um momento em que os ancestrais da humanidade estavam aprendendo a andar em duas patas", acrescentou.