Topo

Nasa: Terra provavelmente não será engolida por um buraco negro

A primeira imagem feita de um buraco negro, a partir da colaboração de oito rádio telescópios por toda a Terra - Divulgação/EHT Collaboration
A primeira imagem feita de um buraco negro, a partir da colaboração de oito rádio telescópios por toda a Terra Imagem: Divulgação/EHT Collaboration

Do Tilt, em São Paulo

27/09/2019 18h37

Cientistas, físicos e astrônomos da Nasa utilizaram a plataforma Reddit para tirar as (muitas) dúvidas que os usuários têm sobre buracos negros — objetos astronômicos com um campo gravitacional tão intenso que nada, incluindo a luz, consegue escapar.

Os questionamentos se intensificaram neste ano, já que, em abril, o projeto Event Horizon Telescope (EHT), uma rede de radiotelescópios espalhados pela Terra, divulgou a primeira imagem já captada de um buraco negro. No Reddit, os cientistas tiveram de explicar uma das dúvidas mais recorrentes: o planeta pode ser engolido por um buraco negro?

"Não é muito provável. O espaço é muito grande e a probabilidade de um buraco negro passar muito perto de nós é extremamente improvável, especialmente porque os próprios buracos negros são objetos raros.", escreveu o pesquisador e astrônomo da Nasa, Varoujan Gorjian.

Outra pergunta que costuma ser frequente quando o tema é buraco negro é sobre a existência dessas regiões próximas à Terra. Eileen T. Meyer, professor-assistente de física da Universidade do Maryland Baltmore, outro cientista que se dispôs à tirar as dúvidas dos usuários, afirmou que a resposta "pedante" seria "nós não sabemos".

Depois, no entanto, tentou explicar: "Os buracos negros de "massa estelar" mais próximos que conhecemos (...) estão na ordem de milhares de anos-luz de distância. Para um buraco negro supermassivo (que tem entre milhões a bilhões de vezes a massa do nosso sol), isso é um pouco mais definitivo - há um no centro da nossa galáxia. Isso está a cerca de 26.000 anos-luz de distância.", escreveu Meyer.