Topo

Universa

Cientistas do filme "Estrelas Além do Tempo" receberão medalha nos EUA

10.jan.2016- Imagem do filme Estrelas Além do Tempo - Divulgação
10.jan.2016- Imagem do filme Estrelas Além do Tempo Imagem: Divulgação

De Universa

11/11/2019 22h02

Os trabalhos de Katherine Johnson, Dorothy Vaughan e Mary Jackson foram essenciais para que o astronauta John Glenn pudesse orbitar no espaço.

Ainda assim, a história dessas três cientistas negras ficou esquecida por grande parte da população até que o filme Estrelas Além do Tempo foi lançado, em 2016. No filme, as cientistas são interpretadas por Taraji P. Henson, Janelle Monáe e Octavia Spencer.

Agora, as três irão receber uma medalha de ouro do Congresso dos EUA. A lei que garante a honraria foi assinada pelo presidente Donald Trump.
Dorothy Vaughan e Mary Jackson receberão a medalha postumamente. Apenas Katherine Johnson ainda vive, atualmente com 101 anos.

Em 2015, Johnson já havia recebido a Medalha Presidencial da Liberdade e em 2017 a NASA inaugurou o Centro de Pesquisa Computacional Katherine Jonson em Hampton, Virgínia.

A medalha será destinada a todas as mulheres que "serviram como computadores, matemáticas e engenheiras no Comitê Consultivo da NASA entre as décadas de 1930 e 1970", afirma o site do Congresso norte-americano.

Universa