Topo

Japão vai participar do programa lunar Artemis com a NASA

Japão anuncia que vai participar, ao lado dos Estados Unidos, do programa lunar Artemis  - Reprodução/Twitter
Japão anuncia que vai participar, ao lado dos Estados Unidos, do programa lunar Artemis Imagem: Reprodução/Twitter

De Tilt

21/10/2019 18h29

O governo do Japão anunciou semana passada que vai participar do programa Artemis, da NASA. O projeto é uma nova jornada lunar da agência espacial dos Estados Unidos, que prevê um voo tripulado para 2022 e o retorno de astronautas para a superfície da Lua em 2024.

O anúncio foi feito no Twitter pela conta do escritório do primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, cujo post disse que o Japão "virará uma nova página" rumo à exploração lunar. A expectativa é que o país asiático consiga também que astronautas japoneses possam chegar ao satélite natural da Terra.

Em outro documento, veiculado apenas em japonês, o governo enumera alguns argumentos para explicar a parceria com os Estados Unidos, desde motivos diplomáticos e de segurança além de competitividade internacional, oportunidades de comércio e abrir portas para futuras missões no planeta do futuro: Marte.

"O programa [Artemis] visa manter uma estação espacial orbitando a Lua [a Gateway], exploração tripulada da superfície lunar e outras atividades. E Marte e outros destinos também estão à nossa vista", disse o governo.

É possível que a JAXA (agência espacial japonesa) forneça tecnologia para dar suporte para a construção da nova estação espacial. Segundo a SpaceNews, esta pode ser uma oportunidade importante para que empresas japonesas participem da exploração da Lua, caso da ispace, que vem desenvolvendo naves comerciais para explorar o satélite.