Topo

#ficadica


Arrumando a casa: saiba como lidar com um mar de abas abertas no navegador

Deixar múltiplas abas abertas atrapalha produtividade e piora desempenho do PC - Reprodução
Deixar múltiplas abas abertas atrapalha produtividade e piora desempenho do PC Imagem: Reprodução

Nicole D'Almeida

Colaboração para Tilt

11/09/2019 04h00

Você costuma abrir muitas abas em seu navegador? Sabia que isso pode ser prejudicial tanto para o desempenho do computador quanto para o seu cérebro?

Pulando de aba em aba faz com que seu cérebro entenda que você está sendo muito produtivo, mas, na realidade, só dispersa seu foco. Deixar dezenas de abas abertas ao mesmo tempo também interfere na performance do seu PC, pois cada site consome uma quantidade de processamento e de memória RAM, o que resulta em lentidão e travamentos.

Existem algumas dicas que podem te salvar do emaranhado de links abertos. Confira abaixo.

Pocket

Disponível para Google Chrome, Firefox, Android e iOS, o aplicativo permite salvar qualquer link de forma rápida e fácil. No caso da extensão, basta apenas clicar no ícone do Pocket. Já os aplicativos, fazem o download automático dos textos da grande maioria dos sites.

Para acessar os links, basta ir até lista de itens salvos. Clique aqui para ir diretamente para a página da extensão no Chrome.

Instapaper

É bem parecido com o Pocket. Ele também salva qualquer página da web para ser lida posteriormente. O interessante dessa aplicação é que ela tem conexão com o Kindle, permitindo assim a leitura no leitor digital.

Está disponível para Android, iOS, Firefox e Chrome. Clique aqui para fazer o download no Chrome.

Feedly

É como se fosse uma revista interativa. Nele você consegue selecionar os sites que costuma acompanhar, e assim, receber notificações sempre que a página for atualizada com conteúdo novo.

Está disponível para Android, iOS, Firefox e Chrome. Clique aqui para baixar a extensão do Chrome.

OneTab

A extensão cria uma lista com todos os links abertos no navegador. Para usá-la, basta clicar no ícone referente a extensão. Automaticamente todas as abas abertas se transformarão em lista.

Clique aqui para acessar a página da extensão no Chrome. A função também está disponível no Firefox.

Facebook Messenger/WhatsApp

Caso não queira usar nenhuma extensão ou aplicativo, você pode salvar os links nas redes sociais, como o Facebook Messenger e o WhatsApp. Para isso, basta criar uma conversa somente com você.

Favoritos

Outra opção para não deixar as abas abertas é salvá-las em seus favoritos. Dessa forma, você pode acessar as páginas sempre que quiser sem uso de nenhum aplicativo de terceiros.

SIGA TILT NAS REDES SOCIAIS

Mais #ficadica