Topo

Mistério! Luz repentina sai de buraco negro e deixa cientistas deslumbrados

Buraco negro conhecido como Sagittarius A acendeu - Reprodução
Buraco negro conhecido como Sagittarius A acendeu Imagem: Reprodução

De Tilt, em São Paulo

15/08/2019 10h24

Uma repentina luminosidade saiu de buraco negro da nossa galáxia. Como assim? Buracos negros não liberam luz, certo? Pois é, isso deixou os astrônomos deslumbrados e intrigados. Eles ainda não têm uma explicação clara a respeito do fenômeno.

O buraco negro conhecido como Sagittarius A fica no centro da Via Láctea, a uma distância de 26 mil anos-luz da Terra, e emitiu um facho de luminosidade considerado "o mais brilhante" já visto "na gama de raios infravermelhos", durante duas horas e meia.

Segundo Tuan Do, membro do grupo de pesquisa Centro Galático da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), até existe uma possível razão para a luz, mas ela não responda a todas as perguntas.

"As variações do brilho provêm da luz de gás quente caindo através do buraco negro antes de atravessar o seu horizonte", analisou o especialista, em declaração à EFE.

Para o astrônomo, é claro que "o buraco negro por si só não emite luz", por isso o aumento da luminosidade observado "possivelmente está relacionado com mudanças no fluxo de gases". Mas, para Do ainda restam dúvidas, por exemplo a razão desta mudança e por quanto tempo continuará ou será visível.

Os astrônomos realizaram a observação do buraco negro da Via Láctea em abril e maio, utilizando um potente telescópio do observatório W.M. Keck da UCLA, instalado no Havaí. Os resultados dessa observação foram aceitos para serem publicados na revista científica "Astrophysical Journal Letters".

O especialista também afirmou que a possibilidade de ver essas luzes durante as quatro noites em que foram observadas é de 0,05%, por isso as considera um "fenômeno sem precedentes". (Com EFE)

Chegou Tilt, o canal de tecnologia do UOL

UOL Tilt

Astronomia