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Novo site de bloqueio de telemarketing já tem mais de 620 mil cadastros

Consumidor agora tem nova plataforma para bloquear ligações de telemarketing - Getty Images/iStockphoto
Consumidor agora tem nova plataforma para bloquear ligações de telemarketing Imagem: Getty Images/iStockphoto

Gabriel Francisco Ribeiro

Do UOL, em São Paulo

16/07/2019 19h10

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) informou que a nova plataforma "Não me Perturbe", em que usuários podem cadastrar seus dados para não receberem mais ligações indesejadas de operadoras, já contava com mais de 620 mil cadastros até as 17h. O site foi lançado nesta terça (16), fruto de determinação da agência para as operadoras.

As prestadoras de telefonia e similares envolvidas na criação do site e que são obrigadas a adicionar usuários que não querem receber ligações indesejadas são as seguintes: Algar, Claro/Net, Nextel, Oi, Sercomtel, Sky, Telefônica/Vivo e Tim.

Segundo a Anatel, a validação dos usuários que já fizeram o cadastro ocorre em até 30 dias após o registro na página - nesse período, ainda pode receber alguma oferta de conteúdo. O bloqueio envolve só as principais operadoras nacionais.

Os cadastros dos órgãos de consumidores que já contavam com listas de bloqueio foram incluídos automaticamente no novo site. Usuários ainda podem usar o "Não me Perturbe" para retirar seu nome da lista de bloqueio ou então informar que continua recebendo chamadas de ofertas, mesmo 30 dias depois de efetuado o cadastro.

Como fazer o bloqueio?

No site, o usuário deverá clicar em "cadastro" para iniciar o processo de inclusão do número. Então, deverá clicar na opção "quero cadastrar meu número de telefone no sistema de bloqueio".

Depois, será necessário fazer um cadastro para prosseguir com o bloqueio, juntamente à criação de um login e senha. O site pedirá dados pessoais como nome, CPF e email. É só depois selecionar o CPF registrado da linha telefônica que deseja cadastrar e selecionar a companhia ou o tipo de serviço oferecido que quer bloquear.

Pelo acordo assinado, as oito empresas também só poderão fazer ligações de telemarketing em dias úteis entre 9h e 21h e aos sábados das 10h às 16h, em um limite máximo de três chamadas por dia.