Topo

WhatsApp ajudará a não ver mensagem de certos contatos, mas sem bloquear

Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Rodrigo Lara

Colaboração para o UOL, em São Paulo

05/05/2019 04h00

Vira e mexe o WhatsApp solta atualizações para usuários que fazem parte do programa de testes de versões beta do app --isso só funciona para aparelhos Android (aqui está como ser um "testador"). Em uma dessas atualizações de teste, a 2.19.101, lançada em abril, uma nova função chamou a atenção: "Ignorar conversas arquivadas".

Na atual versão "para valer" do app, temos poucas opções para deixar alguém na geladeira sem bloquear o contato, algo com potencial para criar uma verdadeira torta de climão. A primeira delas é a função "Silenciar notificações", que funciona de uma forma simples: quando a pessoa silenciada (ou o grupo) envia uma nova mensagem, o celular não vibra ou emite som algum.

A conversa ainda aparece na sua tela como não lida, porém você não é alertado (ou, diriam, incomodado) com a notificação da nova mensagem. Outra opção é arquivar as mensagens, assim você não precisa olhar para elas. A conversa ficará escondida no app.

O problema é que assim que houver uma nova mensagem na conversa em questão, ela voltará a aparecer com destaque na tela do WhatsApp.

É aí que entra a vantagem da nova função: uma vez ativada, as conversas arquivadas ficarão escondidas até que você decida olhar para elas.

Ao menos na versão de testes, a opção pode ser ativada ao ir em Configurações e, depois, em Notificações.

A informação foi divulgada pelo site WABetaInfo, que antecipa as novidades do WhatsApp. Por isso, ainda não sabemos quando a função estará disponível para todos os usuários.

Como burlar o tique azul do WhatsApp no iPhone

UOL Notícias
Errata: o texto foi atualizado
Diferentemente do informado anteriormente, a versão de teste do WhatsApp 2.19.101 foi liberada em abril. O texto foi corrigido.

Mais WhatsApp