PUBLICIDADE
Topo

Seu celular pode ser um roteador de wi-fi portátil; saiba como configurar

Márcio Padrão

Do UOL, em São Paulo

06/10/2018 14h30

Imagine a situação. Você e seu amigo estão em um parque a céu aberto. Ele precisa muito usar o WhatsApp, mas o pacote de dados dele acabou. Não há por perto um ponto wi-fi à disposição. Já você tem um plano de internet com muitos dados móveis sobrando e quer ajudá-lo. Pois saiba que seu celular pode virar um roteador de wi-fi personalizado.

Para isso, damos o passo abaixo para Android e iOS. O legal é que neste caso, os dois sistemas não são incompatíveis. Isto é, se seu amigo tiver um iPhone e você um celular Android, poderão ajudar um ao outro.

VEJA TAMBÉM:

É importante dizer algumas coisas sobre isso: ativar o recurso gasta bastante energia, além de criar uma demanda extra de download de dados no celular --afinal, dois celulares gastam mais internet que um. Por isso, quando terminarem de usá-lo, desligue-o imediatamente.

Além disso, só conecte-se a celulares de pessoas de confiança, pois os mal intencionados podem usar táticas de hack para roubar informações pessoais do seu aparelho.

iPhone

No iPhone ao qual você quer se conectar, acesse o atalho de Ajustes na página principal do celular. Depois vá em Celular > Acesso Pessoal e verifique se o recurso está ativado. Crie (ou ajuste) a senha do seu ponto Wi-Fi e o nome do seu telefone. Permaneça nessa tela até conectar o outro celular à rede Wi-Fi.

No celular que você quer conectar, acesse Ajustes > Wi-Fi e procure na lista de pontos de internet o iPhone que você configurou. Em seguida, toque na rede Wi-Fi para se conectar. Se solicitada, insira a senha que você acabou de criar para o acesso pessoal do ponto.

Para desativar o ponto de Wi-Fi, siga os passos Ajustes > Celular > Acesso Pessoal e desative o recurso.

Android

Na gaveta de apps da tela inicial do Android, acesse o atalho de Configurações (ou Ajustes) --geralmente é um ícone de engrenagem. Depois siga o caminho Rede e Internet > Roteador Wi-Fi e Conexão. Este nome pode ser diferente, dependendo do fabricante do celular, mas é reconhecido por um ícone de três círculos um dentro do outro.

Dentro da tela de Roteador Wi-Fi e Conexão (ou nome similar), ative o botão de Roteador Wi-Fi. Depois clique em Configurar roteador Wi-Fi (ou nome similar), para criar o nome do ponto de acesso e a senha dele, e depois clique em Salvar.

No outro celular, ative o acesso a pontos de Wi-Fi, procure o ponto que você configurou, clique nele, coloque a senha que você criou. A conexão passará a funcionar.

Para desativar, refaça o caminho Configurações (ou Ajustes) > Rede e Internet > Roteador Wi-Fi e Conexão, e desligue o recurso.

Só Tilt Salva! Dicas para você aproveitar muito seu celular

Confira nossa página