Topo

Vírus para celulares Android pode espionar até o que você faz no WhatsApp

Spyware tira capturas de imagem da tela do celular - Getty Images/iStockphoto
Spyware tira capturas de imagem da tela do celular Imagem: Getty Images/iStockphoto

Rodrigo Lara

Colaboração para o UOL

08/05/2018 15h46

Imagine que todas as suas conversas via WhatsApp estão sendo vistas, em tempo real, por alguém que você não conhece. Por mais bizarro que possa parecer, é justamente esse o intuito de um spyware chamado ZooPark: espionar suas vítimas.

O vírus, exclusivamente criado para afetar celulares Android, tem sido utilizado em operações de ciberespionagem no Oriente Médio desde 2015. Quem identificou sua atuação foi o Kaspersky Lab.

VEJA TAMBÉM

Segundo investigação da empresa, ela concluiu que o ZooPark é distribuído principalmente pelo app de mensagens instantâneas Telegram e pelos chamados "watering holes". Tratam-se de sites de notícias que são invadidos pelos criminosos e redirecionam os visitantes para páginas que contêm links para o download de APKs - arquivo de instalação de aplicativos - maliciosos.

Uma vez infectado, o dispositivo pode enviar capturas de tela do seu aparelho para os criminosos, o que pode incluir não apenas conversas, mas fotos e informações sensíveis, como dados bancários.

A versão mais recente do vírus, de acordo com o Kaspersky Lab, seria capaz até mesmo de acessar dados da área de transferência do celular e usar a câmera e o microfone dos aparelhos sem que seus donos percebam.

Apesar da gravidade da ameaça, ainda não há dados que determinem quantos aparelhos já foram atingidos. Por ora, foram registrados casos no Marrocos, no Egito, no Líbano, na Jordânia e no Irã.

WhatsApp: como aproveitar bem seu mensageiro preferido

Clique aqui