Topo

Tem um Twitter? Você precisa trocar de senha urgentemente

Falha deixou senhas da rede social expostas - Divulgação
Falha deixou senhas da rede social expostas Imagem: Divulgação

Gabriel Francisco Ribeiro

Do UOL, em São Paulo

03/05/2018 17h43

O Twitter pediu aos seus mais de 330 milhões de usuários que troquem suas senhas. A rede social fez a solicitação após perceber que, por um erro interno, alguns logins de usuários acabaram aparecendo em textos simples no seu sistema interno de computadores.

Segundo o site, a falha já foi corrigida. Uma investigação interna ainda teria apontado que não havia indicações de que senhas possam ter sido roubadas ou usadas de forma indevida por funcionários internos. Mesmo assim, a rede social solicitou que todos os usuários considerem mudar suas senhas.

Veja também: 

O Twitter não revelou quantas senhas foram expostas. Segundo a Reuters, uma pessoa familiar com o caso apontou que o número é “substancial” e que os logins ficaram expostos por “vários meses”

Para trocar sua senha, basta ir nas configurações do seu perfil. A rede social chegou a ficar instável no início dessa noite para alguns usuários depois que a falha foi revelada..

A falha foi descoberta há algumas semanas e foi reportada a entidades reguladoras nos Estados Unidos – ao contrário do Brasil, o país exige que empresas informem ao governo falhas que podem afetar dados de usuários.

O problema está relacionado ao uso por parte do Twitter de uma tecnologia conhecida como “hashing”. Ela mascara senhas quando um usuário digita, substituindo-as por número e letras. O bug fez com que as senhas fossem escritas internamente no sistema do site antes que o processo de “hashing” fosse concluído.

“Nós mesmos encontramos esse erro, removemos as senhas e estamos implementando planos que impeçam que esse bug ocorra novamente. Sentimos muito que isso tenha ocorrido”, disse a rede social em um post no blog oficial. 

O caso do Twitter aparece em um momento em que o mundo discute como companhias guardam dados de usuários. Recentemente, polêmicas foram vistas tanto com o Facebook quanto com a Uber. No fim de maio, a Europa terá uma nova lei rigorosa que prevê multas pesadas para uso indevido de dados. 

A rede social recomenda até que sejam trocadas senhas de outros sites, caso o usuário utilize a mesma em vários locais. No seu blog, o Twitter listou algumas precauções que usuários devem tomar:

- Mudar a senha no Twitter e em outros serviços em que você tenha utilizado a mesma senha
- Usar uma senha senha forte que não seja reutilizada em outros sites
- Permitir a verificação de login, também conhecida autentificação de dois fatores. Essa é a melhor ação simples que você pode tomar para aumentar sua segurança
- Usar um gerenciador de password para que você tenha certeza que está usando senhas fortes e únicas em todos os sites