Topo

Golpe do Bolsa Família no WhatsApp atinge 600 mil brasileiros em 24h

Novo golpe faz muitas vítimas no WhatsApp - Allan White/Fotos Públicas
Novo golpe faz muitas vítimas no WhatsApp Imagem: Allan White/Fotos Públicas

Do UOL, em São Paulo

25/04/2018 18h49

Um novo golpe tem feito estrago no WhatsApp. O dfndr lab, laboratório da PSafe especializado em cibercrime, identificou um golpe envolvendo o Bolsa Família que já atingiu ao menos 600 mil brasileiros em apenas 24 horas. A fraude aproveita a situação econômica de muitos brasileiros para tentarem tirar vantagem.

Veja também:

O golpe visa pessoas que já receberam o benefício no país e ainda possuem o cartão do programa do governo federal. Com a alegação de que existe um saldo de R$ 954 a receber, o golpe pede ao usuário responder três perguntas: "você possui o cartão do Bolsa Família?", "você recebe todo mês?" e "você conhece amigos ou parentes que recebem?".

Golpe do Bolsa Família no WhatsApp tem aumentado exponencialmente - Reprodução - Reprodução
Golpe do Bolsa Família no WhatsApp tem aumentado exponencialmente
Imagem: Reprodução

Independente das respostas que o usuário dê, a vítima acaba encaminhada para uma página que solicita o compartilhamento do benefício falso para 10 amigos ou 10 grupos do WhatsApp. Segundo a PSafe, o número de pessoas que cai nesse golpe tem aumentado bastante nas últimas horas.

"O número de pessoas acessando esse golpe está aumentando significativamente nas últimas horas. Para se ter uma ideia, estamos bloqueando mais de 40 mil tentativas de acesso por hora. Número que vem crescendo exponencialmente. Esse perfil de golpe utilizando a popularidade do WhatsApp tende a ganhar escala rapidamente", aponta Emilio Simoni, diretor do dfndr lab.

Promoções falsas do tipo podem roubar dados do usuários, inscrever as vítimas em serviços pagos por mensagem que consomem crédito na conta ou mesmo dar lucratividade para os criminosos por meio de cliques no site que o usuário é direcionado.

Para evitar cair em golpes do WhatsApp, é bom seguir algumas dicas de prevenção.

Chega! Fuja de golpes do WhatsApp seguindo essas dicas

UOL Notícias