Fonte de metais que pode baratear preço de baterias de celular é descoberta
Pesquisadores descobriram uma fonte de minerais raros na costa do Japão. Com 16 toneladas de metais, será capaz de abastecer s indústria de bateria de celulares e veículos elétricos por séculos. A novidade foi publicada pela revista “Nature” na última terça-feira (10).
Isso porque a extração destes minerais é difícil e costuma ser cara. Atualmente, a maioria da produção global destes materiais tem como origem a China, que detém o controle dos preços dos minérios, necessários para indústria de diversos países - dentre eles o próprio Japão.
LEIA TAMBÉM
- Top de linha da Sony tem câmera lenta, boas fotos no escuro e telona de 4K
- Você já acha o iPhone X caro? O modelo de 2018 pode ser mais ainda
- Raridade: este iPhone quase foi lançado, mas nunca viu a luz do dia
Produtores de eletrônicos, os japoneses poderão explorar os depósitos de minérios localizados próximos à Ilha de Minamitori, que fica a quase 2 mil quilômetros ao sudeste do arquipélago japonês.
Os depósitos de minerais contêm um ou mais dos 17 metais de terras raras da tabela periódica, que incluem os 15 lantanídeos, mais o escândio e o ítrio.
No reservatório de minerais, há ítrio suficiente para 780 anos, disprósio para 730 anos, európio para 620 anos e térbio para 420 anos, de acordo com a demanda global atual dos metais.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.