Topo

Mensagem no WhatsApp sobre suposto pirulito com energético é falsa; entenda

Reprodução/WhatsApp
Imagem: Reprodução/WhatsApp

Do UOL, em São Paulo

03/03/2018 10h57

Uma mensagem sobre um suposto pirulito com energético está circulando no WhatsApp e tem causado apreensão em pais de crianças pequenas.

A mensagem diz que o consumo do pirulito pode causar falta de ar, vômitos, queda de pressão, sangramento nasal e alterações na fala e no caminhar, além de aumento da frequência cardíaca. A história tem circulado pelos grupos do app de bate-papo, mas embora seja assustadora, é falsa.

A mensagem mistura informações de um caso que aconteceu em Angra dos Reis (RJ), envolvendo balas sem procedência encontradas na rua com os efeitos reais do consumo de bebidas energéticas por crianças e usa uma imagem de um pirulito da marca Blond Energy, fabricado pela empresa Peccin, de Erechim (RS).

VEJA TAMBÉM:

Em um aviso publicado no site da empresa, a Peccin informa que:

"O sabor é caracterizado pela combinação de aromas artificiais de framboesa com abacaxi, como pode ser conferido na lista de ingredientes. A soma desses aromas remete exatamente à lembrança do sabor dos energéticos, o que foi caracterizado pela marca 'Energy'".

O pirulito Blond Energy tem todas as devidas aprovações da Agência Nacional de Vigilância sanitária (Anvisa), informou a fabricante. A empresa passou por uma vistoria da vigilância sanitária de Erechim cerca de um mês atrás.