Reconhecimento facial do Facebook te ajuda a rastrear fotos perdidas por aí
Talvez você nem saiba que o Facebook possui uma ferramenta de reconhecimento facial, porque até agora ela só servia para sugerir marcações nas suas fotos. Com os novos recursos que foram lançados nos últimos dias, no entanto, você vai poderá ir além.
A ferramenta vai encontrar fotos em que você aparece, mas não foi marcado, e impedir que pessoas que você não conhece usem sua foto na rede social.
VEJA TAMBÉM:
- Como brincar de responder perguntas no Facebook
- Veja quatro usos catastróficos da inteligência artificial
- Fez o teste do gênero oposto no Facebook? Xi...
A intenção é fazer as pessoas confiarem mais na rede social e dificultar que alguém se passe por outro usuário do Facebook.
Ou seja, se você estiver numa foto de perfil pública de outra pessoa, você será avisado. Se você aparecer em outras fotos, você será avisado somente se estiver entre o público daquela foto (por exemplo, se for um amigo da pessoa e as fotos dela forem públicas).
Dessa forma, o Facebook não vai alertar os usuários sobre fotos que eles não podem ver, protegendo também a privacidade de quem publicar a imagem.
Auxílio para deficientes visuais
Outra função é a de informar para usuários com deficiência visual quem está na foto ou vídeo. Para isso, é preciso usar o AAT (sigla pra Automatic Alternative Text). A ferramenta funciona junto com outros leitores de tela para descrever o que há na foto e, agora, identificar as pessoas que aparecem nela, marcadas ou não.
As novas funções estão chegando aos usuários do Facebook desde meados de dezembro.
O controle da ferramenta de reconhecimento facial é do usuário do Facebook e pode ser ativado ou desativado quando quiser. Para isso, basta ir ao seu perfil de usuário do Facebook, selecionar a opção Configurações e clicar em "Reconhecimento facial" e em "Editar".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.